Pesquisadores afirmaram que o maior tubarão-branco já registrado no Oceano Atlântico vem se aproximando de um dos mais populares destinos de férias dos norte-americanos. Chamado de Contender, o peixe gigante mede 4,3 metros de comprimento e pesa 725 quilos, com cerca de 30 anos de idade.

Afinal, em janeiro deste ano, a OCEARCH, organização sem fins lucrativos que faz pesquisas com grandes animais marinhos, marcou o predador a 72 quilômetros da costa. O local fica entre os estados da Flórida e Geórgia, perto da cidade de Jacksonville.
Contender ficou quase um mês fora do radar dos pesquisadores – o rastreador só transmite o sinal da localização quando a barbatana do tubarão aparece acima da superfície da água. Dessa maneira, na última semana, o predador foi localizado a caminho do norte, nas proximidades da Carolina do Norte.
Os cientistas que acompanham o tubarão-branco acreditam que a parada no balneário mais ao norte do país seja um período crítico de alimentação do animal. Assim, o peixe poderia acumular reservas de energia para sua longa trajetória, que pode superar 1,6 mil quilômetros.
“Nesta época do ano, os tubarões-brancos estão iniciando sua migração do fim da primavera e início do verão (16 de maio a 30 de junho), saindo da sua área de inverno no sul para suas áreas de alimentação no verão e no outono no nordeste dos EUA e no Canadá Atlântico”, afirmou Harley Newton, cientista-chefe e veterinária da OCEARCH, baseada na Flórida, ao “NY Post”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.