Pouco mais de 100 animais foram encontrados mortos e encalhados nas praias do Paraná, neste fim de semana. A contagem é do Projeto de Monitoramento de Praias da bacia de Santos (PMP-BS), que recebeu 26 chamados entre sábado (04) e domingo (05), para resgatar os animais nas areias.
A maior incidência de chamados foi nas praias de Guaratuba e Pontal do Paraná. A maioria dos animais era de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta) e tartarugas-verde (Chelonia mydas).
Segundo a bióloga e coordenadora do PMP-BS/UFPR, Camila Domit, as condições ambientais como a intensidade do vento entre sexta e sábado possivelmente propiciaram o aumento dos encalhes registrados em curto tempo. No entanto, o que levou os animais a morte ainda é investigado e múltiplos fatores podem ter contribuído.
“Nesta época do ano é comum encontrarmos em nosso litoral tanto espécies migratórias como as residentes. O aumento da ocorrência de animais na zona costeira resulta em maior risco de interações destes com as atividades humanas e a mortalidade dos animais em nosso litoral”, ressalta.
Alguns dos animais resgatados sem vida serão encaminhados para necropsia e somente após análises biológicas será possível descobrir a causa da morte.
Os pesquisadores do projeto pedem que as pessoas que forem acionar as equipes para resgate de animais, que cumpram as regras sanitárias. Conforme os pesquisadores, muitas pessoas têm vindo abordar as equipes sem uso de máscara e distanciamento necessários.
O telefone de contato do projeto, para o resgate de animais mortos e encalhados na praia são 0800 642 3341 e (41) 99213-8746 (Whats App).