O ataque de uma onça que resultou na morte de um caseiro em Aquidauana (MS), na madrugada da última segunda-feira (21), pode ter sido motivado pelo fato do animal ter avaliado o idoso como uma “presa fácil”.

Onça pintada em floresta; felino matou caseiro no Mato Grosso do Sul
Ataque do felino ao idoso está ligado ao modo de caça do animal. (Foto: Freepik)

Em entrevista ao RIC.com.br, o médico veterinário e responsável técnico pelo Bio Park – abrigo de fauna silvestre em Bonito (MS), Leanes Cruz da Silva, o ataque da onça ao caseiro está ligado ao modus operandi de caça do felino.

“A onça caça o que ela acredita o que é mais fácil. Então o animal que caça porco do mato, ele vai se especializar no comportamento daquele espécie. Se a onça entender que o ser humano é uma presa fácil ela pode ter predileção por seres humanos pela lei do menor esforço”, explica o médico veterinário.

Cruz da Silva ainda apontou que ataques como o da última segunda-feira são raros e que o comportamento normal desses felinos é se afastar ao sentir a presença de humanos.

“O ataque é um comportamento muito atípico e esse único caso gerou grande repercussão. O mais comum são as onças sentirem medo do ser humano e só de sentirem nossas presenças elas já se afastam”, prossegue o médico veterinário.

Assim, Cruz da Silva aponta que o fato da onça frequentemente ser vista ao redor da fazenda diminui o medo do felino aos seres humanos – o que aumenta a possibilidade de ataque.

“O que eu tive de informação é que esse animal estava acostumado a frequentar os arredores da casa. O pessoal pescava nas proximidades e o animal deveria comer restos desses pescados. Com isso, o animal se sente mais à vontade e se aproxime cada vez mais do ser humano”, analisa Cruz da Silva.

Por fim, o médico veterinário relatou que a onça será estudada para que seja avaliada essa mudança de comportamento.

“Onça capturada foi levada para estudos para que possa compreender o comportamento agressivo e incomum do animal. Vai ser avaliada a idade desse animal, porque animais mais velhos tendem a dar prioridade a presas mais simples, como o ser humano. Também será feita uma análise nas fezes do animal, com objetivo de verificar se ele efetivamente devorou o caseiro”, finaliza Cruz da Silva.

Médico veterinário explica ataque de onça contra caseiro

Vídeo: Bio Park Bonito

Felino que atacou idoso foi capturado e apresentava magreza excessiva

Onça capturada
Captura aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) (Foto: Reprodução/PMA)

A onça que matou o caseiro foi capturada pelas equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) na manhã desta quinta-feira (24). O animal estava nas proximidades da propriedade rural onde ocorreu o ataque. A captura aconteceu três dias após o trágico ataque ao trabalhador.

O felino, um macho adulto, pesa 94 quilos e apresentava sinais de magreza fora do comum, o que chamou a atenção dos especialistas.

De acordo com os profissionais que participaram da operação, o estado físico do animal pode estar ligado à escassez de presas na região ou até a alguma condição de saúde que será analisada nos próximos dias.

A onça foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde será submetida a uma avaliação comportamental completa. Como medida de precaução, o centro foi isolado, e apenas profissionais autorizados têm acesso ao local.

Veja o vídeo da onça que matou caseiro capturada

O pesquisador Gediendson Araújo, que participou das buscas, fala sobre a captura, veja:

(Créditos: Reprodução/PMA)

Caseiro devorado por onça brincou sobre pegadas do animal em gravação antes da morte

A vítima, Jorge Avalo
Jorge Avalo tinha 60 anos e morreu atacado por onça (Foto: Reprodução)

Um vídeo gravado antes do ataque, mostra o caseiro “brincando” com o cunhado sobre pegadas de onça próximas da casa onde ele vivia.

O caseiro foi atacado e morto pelo animal em uma fazenda próxima ao Rio Miranda, no Mato Grosso do Sul, e seus restos mortais foram encontrados pela Polícia Militar Ambiental, nesta terça-feira. A gravação foi divulgada pelo portal Topmídia News.

Felino também atacou equipe de resgate na fazenda

A equipe que fazia buscas pelo corpo do caseiro devorado por uma onça foi surpreendida pelo animal, na manhã desta terça-feira, na região do Touro Morto.

A onça, que seria a mesma que matou o homem no dia anterior, retornou à área e tentou proteger os restos mortais quando avistou os agentes.

De acordo com informações do site Topmídia News, um dos agentes envolvidos na ação acabou ferido no braço ao ser atacado pela onça, que só recuou após disparos de arma de fogo.

Segundo informações registradas em vídeo por participantes da operação, a localização do corpo foi possível graças às marcas deixadas pelo felino na vegetação. No momento em que os restos mortais foram encontrados, o animal os arrastava por aproximadamente 50 metros dentro da mata.

A suspeita é de que a onça estivesse tentando esconder a carcaça, comportamento comum em predadores quando se sentem ameaçados. O caso está sendo acompanhado por autoridades ambientais e policiais da região.

Vídeo mostra onça que devorou caseiro rondando fazenda

Vídeo: Reprodução/Câmera de Segurança

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.