As aves se reproduzem na primavera porque no verão a natureza fornece uma quantidade maior de alimentos. (Foto: Reprodução RICTV Oeste)

A estação reprodutiva vai até março do ano que vem e a dedicação é total para que todos sobrevivam

A estação de reprodução começou antes da primavera e o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, virou uma uma grande creche. Neste período, os cuidados com os animais são redobrados para evitar que eles morram ainda pequenos.

No parque há 141 espécies de aves, quase todas elas já começaram a se reproduzir. Os ovos abandonados pelos pais são encaminhados para a incubadora, evitando que eles morram. Quando os filhotes começam a quebrar a casca, os ovos são levados de volta ao recinto onde estão os pássaros, porque presenciar o processo natural estimula o instinto dos pais para que eles tomem conta dos recém-nascidos. Mesmo assim, existem casos em que os filhotes são rejeitados, nesse momento entra em ação a equipe do berçário do parque.  

“Cada um deles tem suas particularidades é isso que faz o trabalho ser bem especial, porque cada animal tem um atendimento bem específico para ele”, conta Aline Kotz, tecnóloga ambiental.