As lagartixas são inofensivas e não possuem veneno, no entanto o contato direto com o animal deve ser evitado, já que elas são portadoras de salmonela, uma doença bacteriana que causa diarreia, vômito e cólicas.

Imagem de lagartixa.
As lagartixas entram por pequenos espaços abertos como janelas e portas.

Caso tenha notado a presença de lagartixas em casa, saiba alguns fatores ambientais que podem ocasionar o aumento das aparições dependendo da época do ano.

Lagartixas na casa

Esses animais buscam abrigos, e a sua casa pode ser o local ideal para elas, especialmente no inverno, quando elas procuram um local quente para ficar. As lagartixas podem indicar um equilíbrio natural, já que comem pequenos insetos, aranhas e formigas. 

Quando se sentem ameaçadas, como mecanismos de defesa, a lagartixa solta uma parte do rabo, que chama a atenção do predador e auxilia na fuga. Elas também podem se regenerar no período de três semanas.  

Caso não queira o animal dentro de casa, evite frestas e mantenha os espaços. 

O que significa a presença de lagartixas?

A presença destes animais em casa pode significar coisas positivas. Ao ver uma lagartixa em casa, estes pequenos animais carregam as energias positivas, que pode significar uma proteção, regeneração e sorte na vida. 

Além de limpar a casa comendo os insetos, a lagartixa também faz uma limpeza energética no local.

Lagartixas transmitem doenças?

Conforme dito antes, o contato direto com lagartixas deve ser evitado e, caso ocorra, o ideal é lavar bem as mãos, já que elas podem transmitir salmonela, uma doença bacteriana. Conheça os sintomas: 

  • Perda do apetite
  • Fadiga e cansaço
  • Calafrios 
  • Intensa dor abdominal
  • Febre moderada
  • Náusea
  • Vômitos

Lagartixa e animais domésticos

Para humanos, a lagartixa pode não apresentar perigo, no entanto, pessoas que têm animais de estimação em casa devem ficar atentos. Gatos e cachorros podem acabar ingerindo a lagartixa, e isso causa platinosomose. 

Conhecida por “doença da lagartixa”, animais, principalmente gatos, podem acabar ficando doentes. 

O parasita presente na lagartixa encerra seu ciclo de vida no organismo do gato, que se torna seu hospedeiro definitivo. Conheça os sintomas:

  • Icterícia 
  • anorexia 
  • vômito 
  • diarreia 
  • distensão abdominal 

A platinosomose pode afetar a vesícula, páncreas, fígado, intestino e pulmões do animal, e o tratamento deve ser feito com vermífugos. 

*Com supervisão de Guilherme Fortunato

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui  

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.