Quem tem um gato em casa já deve ter se surpreendido ao receber uma lambida inesperada — geralmente nos dedos, nos braços ou até no rosto. À primeira vista, esse gesto pode parecer apenas uma demonstração de carinho, mas o comportamento de um gato lamber seu tutor vai muito além da fofura. Na linguagem felina, as lambidas carregam diversos significados: podem ser uma forma de demonstrar afeto, marcar território, reforçar laços sociais ou até expressar ansiedade. Assim como eles lambem uns aos outros durante a higiene ou interação, quando fazem isso com humanos, estão transmitindo mensagens importantes.

Lambidas felinas podem parecer simples gestos de carinho, mas carregam significados importantes sobre o comportamento e a comunicação dos felinos. O que significa quando um gato te lambe é uma dúvida comum entre tutores e pode estar relacionada a instintos naturais, laços afetivos e até ansiedade.
Lambidas de gato são sinal de afeto e vínculo social
Entre os principais significados de quando um gato lambe o tutor está o reforço do vínculo social. De acordo com o National Center for Biotechnology Information (NCBI), comportamentos de lambedura entre gatos, chamados de “allogrooming”, são comuns entre animais que vivem em grupos e indicam laços sociais e confiança mútua.

Quando um gato lambe um humano, ele pode estar transferindo esse comportamento de socialização, visto entre felinos, para o relacionamento com o tutor. Segundo a veterinária e etóloga Alice Moon-Fanelli, da Tufts University, isso também pode ser uma forma do gato demonstrar que considera o humano parte do “grupo” dele.
Além disso, estudos indicam que os felinos costumam lamber tutores como uma forma de reduzir o estresse e promover conforto emocional, tanto para eles quanto para a pessoa. A prática libera endorfinas e tem função reguladora do comportamento.
Seu gato te lambe? Pode ser ansiedade
Em alguns casos, o comportamento pode ser uma forma de marcar território. Segundo o American Veterinary Medical Association (AVMA), os felinos possuem glândulas odoríferas na boca, e as lambidas funcionam como uma maneira de deixar sua marca em objetos e pessoas.

Outra possibilidade é que as lambidas sejam sintoma de ansiedade ou tédio. Gatos que lambem em excesso, especialmente sem motivo aparente, podem estar expressando comportamentos compulsivos, um sinal comum de estresse ambiental. Ambientes enriquecidos, com brinquedos e prateleiras, podem ajudar a reduzir esse tipo de comportamento.
Quando a lambida exige atenção do tutor
Embora as lambidas felinas sejam geralmente inofensivas, é importante observar o contexto e a frequência. Mudanças repentinas no comportamento do animal, como aumento nas lambidas ou em áreas específicas do corpo do tutor, podem indicar que o gato está tentando comunicar algo.

Especialistas recomendam observar sinais adicionais, como miados intensos, inquietação ou alterações no apetite. Nesses casos, o acompanhamento com um profissional pode ser necessário para avaliar possíveis causas clínicas ou emocionais.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui