Uma onça-parda foi flagrada no alto de uma árvore próxima a uma área residencial do bairro San Marino, em Umuarama, no oeste do Paraná. O flagrante foi registrado por um morador local, que filmou o animal escondido e encaminhou o vídeo para o Instituto Água e Terra (IAT).

Ao chegar no local, a equipe da instituição não encontrou o felino, que havia se deslocado da área. No entanto, na região de Formosa do Oeste, uma jovem onça-parda fêmea, pesando cerca de 22 kg, foi localizada também em uma árvore.
A operação de resgate foi coordenada pela Regional de Toledo do IAT e contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Palotina, e da equipe técnica do Zoológico de Cascavel. A prioridade era garantir a segurança da onça e dos profissionais envolvidos.
Com o uso de tranquilizantes, a onça foi sedada e passou por uma avaliação veterinária completa no local. Após exames físicos, coleta de material para testes laboratoriais e implantação de um microchip de identificação, o animal permaneceu sob observação antes de ser liberado.
Onça-parda é flagrada perto de área residencial no Paraná; veja vídeos
A soltura da onça aconteceu em uma área de mata próxima ao local onde foi resgatada. A localização exata, no entanto, foi mantida em sigilo para preservar a segurança do animal.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui