Cinco ouriços-pigmeus-africanos e duas tartarugas-tigre-d’água foram resgatados por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT). Eles eram mantidos em cativeiro irregular em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado. O resgate ocorreu no início desta semana (segunda-feira, 9).

O proprietário do criadouro ilegal não tinha permissão para criar ouriços e tartarugas, apenas aves silvestres.
Os animais foram encaminhados para atendimento veterinário no Hospital Veterinário da Universidade Federal (UFPR), em Palotina. Durante avaliação, foi constatado problemas de pele nos ouriços, como a sarna. O próximo passo será a castração dos animais.
De acordo com o gestor ambiental do IAT, após exames e tratamentos, eles serão encaminhados para um lugar seguro. “Eles vão para mantenedouro legalizados ou zoológicos para que desenvolvam ações voltadas à conservação da espécie”, afirmou.
Denúncia
Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.