Na hora de deitar, muitos gatos afofam locais macios, como cobertores, camas, sofá e colchões. Mas por que os gatos “amassam pãozinho”? Saiba a explicação da veterinária especialista em felinos Amanda Louise Bicca Bueno.

Os felinos costumam “amassar pãozinho” desde que são filhotes. Essa atitude acontece quando um gato pressiona as patas em cima de superfícies como sofás e camas, e até mesmo no próprio dono, e faz esse movimento repetidamente.
Por que os gatos amassam pãozinho
O ato de amassar pãozinho é muito comum entre os felinos, e segundo a veterinária Amanda, essa atitude pode estar ligada a diversos fatores. Entenda por que os gatos fazem esse movimento.
Conforto
De acordo com Amanda, uma das principais motivações para isso é o conforto, e eles amassam pãozinho quando se sentem seguros com o ambiente, com a superfície ou até mesmo, com a pessoa.
“Está ligado ao comportamento de bem estar. Ele pode fazer isso para se sentir melhor, e para demonstrar que o gatinho está feliz”, explica a veterinária.

Marcação de território
Outra motivação comum é a marcação de território. Os gatos podem amassar pãozinho em diversos locais com essa finalidade, segundo Amanda.
“Pode ser em cima de outro gato, pode ser em cima de alguma pessoa que eles gostem muito também”, explica a veterinária.
Dormir
O movimento se torna propício nos momentos de conforto dos gatos, como na hora de dormir, por exemplo.
“Para dormir, para se acomodar num lugar e também para demonstrar comportamento afiliativo”, diz Amanda.
Segundo a especialista, há estudos que apontam que os tigres também amassam pãozinho momentos antes de dormir. “Eles fazem isso na vegetação, arrumam ali uma caminha, um ninho”, afirma.
Maneira de se tranquilizar
Além dos motivos citados anteriormente, muitos gatos amassam pãozinho com o intuito de se autorregular e se tranquilizar e acalmar. No entanto, é importante observar o pet, porque o movimento pode se tornar compulsivo, segundo Amanda.
“Isso pode se tornar um comportamento deslocado. Pode ser um problema se isso começa a acontecer em situações que não são para se acalmar, e começar a ser um comportamento compulsivo”, explica a veterinária.

Qual é a origem do comportamento?
De acordo com a veterinária, a origem desse comportamento vem de gatinhas filhotes. No momento em que a mãe amamenta o felino, ela libera feromônios e o estímulo olfativo do leite.
Eles começam a amassar pãozinho na glândula mamária da mãe para estimular o leite a sair.
Amassar pãozinho não é perigoso
Amassar pãozinho não é um motivo de preocupação para os tutores de gatos. A veterinária categoriza o movimento como uma variação de comportamento individual. Além disso, a frequência desses movimentos pode mudar conforme cada gato e a personalidade deles.
“Pode ser por uma questão de personalidade. É muito bem estabelecido, porque têm gatos mais extrovertidos, mais tímidos, e outros que preferem ficar mais intocados”, afirma Amanda Louise Bicca Bueno.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui