As baleias são mamíferos que respiram ar, mas passam a vida inteira no oceano. Isso levanta a grande questão: como elas dormem sem afundar ou parar de respirar? A resposta está em adaptações surpreendentes, do cérebro à respiração e comportamento, estudadas por biólogos marinhos ao redor do mundo.

Conforme a ecologista Tjasa Gorenc, diferente dos humanos que respiram involuntariamente, as baleias “são respiradoras conscientes. Isso significa que têm de decidir ativamente quando respirar”.
Como as baleias dormem?
A estratégia mais notável é o chamado sono uni-hemisférico de ondas lentas (USWS): enquanto metade do cérebro dorme, a outra permanece ativa. Isso permite que a baleia monitore o ambiente, mantenha a respiração voluntária e até nade lentamente.

Essa alternância ocorre várias vezes por sessão de descanso, com cada metade cerebral revezando entre estados de repouso e vigília por algumas horas ao longo do dia, segundo artigo da ecologista publicado no blog Futurismo.
Posições de dormir
Segundo um artigo publicado no blog Britannica, baleias grandes costumam dormir flutuando na superfície da água, chamada de ‘logging’. “Elas movem periodicamente suas nadadeiras, que são suas caudas de formato único, para subir acima da água e respirar”.

Golfinhos e algumas baleias, mantêm um movimento lento e constante, até nadando, enquanto dormem. Isso os ajuda a manter a temperatura corporal e a posição do grupo no oceano.
Quanto tempo as baleias dormem?
O sono desses animais não se aproxima das 8 horas humanas. Como elas podem descansar apenas uma metade do cérebro de cada vez, e têm o olho oposto aberto para procurar predadores ou obstáculos, após um máximo de duas horas, podem mudar e descansar o outro lado do cérebro.
Onde elas dormem
Certamente as baleias dormem no próprio oceano. No entanto, “os cientistas ainda não descobriram se as baleias têm alguns locais especiais que utilizam para dormir”, explica a ecologista Tjasa Gorenc.

O local exato onde elas descansam varia de acordo com a espécie, o comportamento e o ambiente marinho em que vivem.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.