Uma sucuri de aproximadamente 3,7 metros foi capturada na área urbana de Guaíra, no oeste do Paraná, nesta quinta-feira (3). A operação foi realizada de forma conjunta por equipes do NEPOM, da Polícia Federal, e da Prefeitura Municipal de Guaíra.

Sucuri capturada deitada em área de terra úmida, próxima ao Lago de Itaipu, antes de ser solta na natureza.
Sucuri capturada em Guaíra foi devolvida à natureza às margens do Lago de Itaipu (Foto: NEPOM-PF)

Segundo a Polícia Federal, o animal foi encontrado em uma região próxima a residências. Após a captura segura, a cobra foi reintegrada ao seu habitat natural em uma área de preservação no entorno do Lago de Itaipu. A ação destaca o compromisso das instituições locais com a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade regional.

O que saber sobre a sucuri capturada no Paraná

A sucuri, também conhecida como anaconda, é uma das maiores serpentes do mundo. No Brasil, a mais comum é a sucuri-verde (Eunectes murinus), que habita áreas alagadas, rios e matas ciliares. Apesar do tamanho impressionante, não costuma ser agressiva com seres humanos, sendo mais ativa durante a noite e se alimentando principalmente de peixes, aves e pequenos mamíferos.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a presença dessa serpente em áreas urbanas pode ocorrer quando há alterações no seu habitat natural, como desmatamentos ou secas, fazendo com que ela busque abrigo ou alimento em locais incomuns.

Veja vídeo do resgate da sucuri:

Policiais fizeram o resgate do animal (Vídeo: NEPOM-PF)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.