Curitiba - Os visitantes do Zoológico de Curitiba podem conhecer a partir desta primeira semana de dezembro o novo morador do recinto dos felinos, a onça-pintada Tocantins. O macho foi transferido do Zoo Sonho de Criança, da cidade de Pitangueiras, no interior de São Paulo, com o objetivo de preservar o futuro da espécie. A expectativa dos especialistas é que aconteça uma reprodução com a onça-pintada melânica (pantera negra), Cacau, que já vive na capital paranaense.

Onça-pintada Tocantins no zoológico de Curitiba
O macho de onça-pintada Tocantins chegou ao Zoológico de Curitiba para o programa de reprodução da espécie (Foto: Ricardo Marajó/ SECOM)

Por enquanto o macho ficará no recinto dele, de cerca de 400 metros quadrados, com piscina, plataformas de madeiras, troncos de árvores, além de aproveitar o terreno em declive para se exercitar. O recinto é o primeiro da área dos grandes felinos que a Prefeitura inaugurou em 2024 e fica próximo do mirante no Zoo e dos recintos de tamanduás.

Nas próximas semanas vai começar o trabalho de aproximação para ele se juntar com a Cacau, a pantera negra que chegou ao Zoo de Curitiba no ano passado.

A recomendação para ficar em Curitiba foi do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) pelo programa de reprodução de espécies mantido e reconhecido nacionalmente pelo Zoo de Curitiba.

Onça-pintada em novo recinto do zoológico de Curitiba
Tocantins chegou a recinto para visitação nesta terça-feira (2) (Foto: Ricardo Marajó/ SECOM)

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, a onça-pintada macho Tocantins é do bioma Cerrado e a Cacau é do bioma Mata Atlântica. 

“Houve essa recomendação dos especialistas no âmbito nacional para que seja feito o cruzamento entre esses dois indivíduos, pensando mesmo na conservação da espécie onça-pintada pela maior proximidade genética. O interesse é que eles tenham filhotes”, explicou Evaristo. 

Depois da adaptação, será feito o processo de aproximação do Tocantins com a Cacau, que será um processo lento e cauteloso, que é juntar o macho com a fêmea. Nos próximos anos será possível saber se a aproximação vai gerar novos filhotes desta união.

Onça-pintada Tocantins no zoológico de Curitiba
Tocantins goi transferido de zoológico de São Paulo (Foto: Ricardo Marajó/ SECOM)

Serviço – Zoológico de Curitiba

Endereço: Rua João Micheletto, 1.500 – bairro Alto Boqueirão
Horários de visitação: das 10h às 16h, de terça a domingo
Segundas-feiras são para serviços internos de manutenção
Entrada gratuita

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.