Curitiba - O ‘Curitiba 332’, festa que proporcionará uma programação cultural para comemorar o aniversário da cidade, conta com atrações para todas as idades. A Prefeitura Municipal divulgou a programação completa deste sábado (29). Confira!

Os curitibaninhos terão direito a brinquedos infláveis e atividades lúdicas e área gamer, com fliperamas e videogames. Também estarão disponíveis mesas de Teqball, esporte inspirado no futebol que reúne elementos do futevôlei, do futebol de praia e do futmesa.
Programação
- Gran Circo Stopim (10h) – para os pais que desejam entreter as crianças, será realizado uma homenagem a diversos circos que já existiram, somando acrobatas, malabaristas, domadores, mágicos, poodles adestrados, bailarinas e músicos, todos interpretados pelos palhaços Sarrafo, Tinoca e Wilson;
- Coral Negro de Curitiba e a Banda Lyra Curitibana (11h) – o coral cantará o hino de Curitiba. Em seguida, a banda, que tem mais de 40 anos de carreira, dará continuidade as comemorações com uma apresentação com repertório diverso, que vai da música erudita ao samba;
- Apresentações Ítalo Brasileiro Santa Felicidade, Centro Espanhol do Paraná e o CTG 20 de Setembro (12h) – ao meio-dia, sobem ao palco do “Curitiba 332” esses grupos folclóricos;
- Ladies Ensemble (13h) – primeira orquestra brasileira profissional exclusivamente feminina, tocará seu repertório de música erudita durante a festa;
- Wakaba Taiko, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei (14h) – os grupos folclóricos revezarão o palco da festa com canções culturais;
- Peça Tupi Pererê (15h30) – teatro voltado para as crianças, a peça animará o público infantil da cidade;
- Regional “É no choro que eu vou” (16h30) – para finalizar a programação, os músicos curitibanos atuantes na cena do choro se apresentarão.
O evento gratuito acontecerá no estacionamento da Câmara de Curitiba, entre o Palácio Rio Branco, sede histórica do Poder Legislativo, e a praça Eufrásio Correia, das 10h às 17h do próximo sábado (29).
Bolo de aniversário de Curitiba
Não é segredo que o bolo de aniversário é um dos principais ingredientes para uma boa festa, e em Curitiba não poderia ser diferente. Com a tradição de preparar um bolo gigante, a cidade distribuirá gratuitamente pedaços do doce para quem estiver passando a partir das 17h pela festa no Parque Barigui.
Parques em Curitiba com atrações para as crianças:
Praça da Ucrânia
O espaço foi revitalizado com elementos da cultura ucraniana, incluindo um novo piso inspirado nos bordados tradicionais do país do Leste Europeu. A praça recebeu melhorias na acessibilidade, como sinalização tátil ampliada, rampas e travessias elevadas, além de reforço na iluminação e instalação de pontos de energia. O parquinho também passou por intervenções, ganhando uma gira-gira, piso emborrachado, escorregador, domo e balanço.
Praça infantil Pirata Zulmiro
O local conta com três percursos temáticos para os visitantes, com piso emborrachado, brinquedos adaptados e um navio pirata inspirado em uma lenda urbana, ocupando uma área de 760 m². Além disso, atrações como um polvo gigante e uma gangorra em formato de baleia, alinhadas à temática de pirataria e fundo do mar, garantem diversão para crianças de todas as idades, incluindo aquelas com deficiência.
Bosque de Portugal
Localizado no bairro Jardim Social, o Bosque de Portugal oferece um espaço de lazer que incentiva a atividade infantil e a conexão com a natureza. O ambiente conta com brinquedos feitos a partir de troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação e seis bancos para descanso. Entre as atrações disponíveis estão o Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada e Ponte Móvel.
Bosque Reinhard Maack
Com ampla área verde e opções de lazer para as crianças, o Bosque, localizado no bairro Hauer, oferece 16 brinquedos de madeira ao longo da trilha. Entre as atrações estão a escalada com gongo, escorregador, parede de escalada, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, hexágono, mirante e argola. O espaço também conta com túneis para exploração, ponte de equilíbrio, pesca, bola ao alvo e o destaque entre os visitantes: o teleférico. O local funciona apenas nos finais de semana e feriados, permanecendo fechado em dias de chuva devido ao risco de escorregamento nas trilhas.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.