Unindo inovação, história e uma arquitetura marcante, uma nova pousada no Espírito Santo tem chamado a atenção. O projeto, que transformou um raro avião em uma suíte de luxo, leva a assinatura da curitibana Eliza Bastos. À frente do escritório Monaliza Arquitetura há 23 anos, Eliza foi responsável por converter um Gulfstream G159 em uma acomodação de alto padrão.

Frente de avião com suíte.
Eliza transformou avião raro em suíte de luxo (Foto: divulgação)

O que era para ser apenas um conserto de carro se transformou em um dos projetos mais ousados da carreira da arquiteta paranaense. Eliza foi surpreendida com um convite para transformar o avião turboélice em uma suíte de hospedagem em 2022.

“Eu estava com o carro na oficina, preocupada com o orçamento do conserto, quando o dono da oficina descobriu que eu era arquiteta, me lançou uma proposta: embarcar com ele no sonho de transformar um avião em uma hospedagem diferenciada. Foi tão inesperado quanto irrecusável”, relembra Eliza Bastos.

A proposta inusitada deu origem a um projeto arquitetônico que combina preservação da história da aeronave com conforto e um toque moderno. Único do modelo no Brasil, que já pertenceu à Ford Motor Company, a aeronave é considerada rara.

Além do projeto brasileiro, uma das unidades do modelo já pertenceu a Walt Disney e voltará a ser exposta em um dos parques nos Estados Unidos.

Transformação do avião raro em suíte de luxo

Transportado de Curitiba até o Espírito Santo, envolvendo a desmontagem e readequação estrutural, o conceito da suíte luxo combina a identidade original do jato com conforto e sofisticação. A ambientação faz os hóspedes terem a experiência de estarem a bordo sem precisar embarcar.

Suíte dentro de avião.
Eliza Bastos iniciou o projeto em 2022 (Foto: divulgação)

“A grande beleza desse projeto está no desafio de transformar um espaço com função tão específica em algo completamente novo, mas sem apagar a sua essência. Cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência única aos hóspedes, sem descaracterizar a aeronave”, explica a arquiteta.

Suíte está aberta para reservas

Inaugurado no último dia 18 de julho, o projeto arquitetônico foi resultado de cerca de um ano de trabalho até a conclusão. O estilo inovador tem surpreendido quando o assunto é hospedagem, além de se tornar uma referência para a comunidade design e arquitetura, interessada em soluções criativas e funcionais.

A suíte está aberta para reservas na pousada Aero Sofiste, em Divino de São Lourenço (ES), e tem atraído viajantes em busca de experiências únicas, combinando natureza, originalidade e conforto no projeto que transformou o avião raro em suíte de luxo

Hidromassagem dentro de avião de luxo.
Transformação do avião raro em suíte de luxo foi realizada em ES (Foto: divulgação)

“Projetar é dar forma aos sonhos”, comenta Eliza Bastos

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e premiada em concursos nacionais como o Revestir, promovido pelo IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, Eliza Bastos já assinou obras em diferentes estados, incluindo São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Em seu portfólio estão desde residências de alto padrão até projetos de grandes eventos, como o Festival de Teatro de Curitiba e o show de Pearl Jam.

“Projetar é dar forma a sonhos. Às vezes, esses sonhos chegam de maneiras inesperadas, como em uma oficina mecânica”, brinca Eliza.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato  

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.