Em comemoração aos 108 anos de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, um dos prédios municipais vai ganhar nova fachada. O prédio, onde ficam as secretarias de Fazenda e de Esporte e Lazer, na Avenida JK, no Centro do município, foi o local escolhido.
O muralista Filiage vai transformar parte da fachada do prédio, em um megapainel multicolorido de aproximadamente 100 metros quadrados, exaltando a biodiversidade da Mata Atlântica.
O prazo previsto para a execução do trabalho, que começou no sábado (04), é de quatro dias, a depender das condições climáticas.
A obra de arte será uma das atividades que serão realizadas em Foz pelo projeto Muros na Mata Atlântica, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultural, com o patrocínio da AkzoNobel, em parceria com o Município, por meio da Fundação Cultural.
Outras atividades
No dia 7 de junho, às 9h, no auditório da Fundação Cultural, haverá palestra de Filiage sobre o tema Mata Atlântica como fonte de inspiração na criação dos murais para até 70 pessoas, sendo 30 vagas reservadas para os alunos da educação especial e 40 vagas para o público em geral.
Em seguida, às 10h15, está prevista uma visita guiada com 30 alunos da educação especial ao local da pintura, próximo ao auditório.
Fauna e Flora
Nascido em São José do Rio Preto (SP), e atualmente morador em Campinas (SP), o artista Filiage comenta que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original.
“Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que está convidada a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural.”
Filiage – artista
O mural que Filiage irá pintar em Foz do Iguaçu reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos têm a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.
Muros na Mata Atlântica
Levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica são os propósitos do projeto nacional Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor.
A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas (SP), com parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural.
A iniciativa já produziu painéis em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo; também em Joinville (SC), Curitiba (PR), e nas cidades de Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.