Com a chegada do frio, o mofo em casa é recorrente, principalmente na região Sul do Brasil, que volta a enfrentar o mesmo problema todos os anos. Seja nas paredes, guarda-roupa, móveis e colchão, o bolor se intensifica no inverno por causa da umidade, falta de ventilação e sol.

Algumas medidas simples podem manter a casa livre de mofo, mas elas precisam ser diárias. Confira aqui algumas dicas:
1. Ventilação
Mesmo no frio, abra as janelas pelo menos 30 minutos por dia, especialmente nos ambientes mais úmidos como banheiro e cozinha. A troca de ar evita o acúmulo de umidade.
2. Deixe portas de armários abertas
Abra portas de guarda-roupas, armários e cômodos próximos a paredes externas para que o ar circule dentro deles. Isso ajuda a evitar o bolor nesses espaços fechados.
3. Seque superfícies úmidas
Limpe e seque qualquer área onde aparece água (como janelas, cantos de paredes ou pisos do banheiro).
4. Afaste móveis das paredes
Afaste sofás, camas e guarda-roupas das paredes frias ou externas, mesmo que apenas alguns centímetros, assim, a circulação de ar melhora e reduz o risco de mofo.
5. Deixe o sol entrar
Em dias ensolarados, abra janelas e cortinas para permitir que o sol aqueça e seque os ambientes naturalmente. Além disso, ele é um antifúngico natural.
6. Use vinagre para limpeza preventiva
Limpe cantos úmidos ou com leve cheiro de mofo em casa com vinagre branco, aquele de cozinha. Ele é antifúngico, barato e ajuda a prevenir o aparecimento de bolor.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.