Durante o outono e o inverno no Brasil, uma das maiores dificuldades com a umidade do tempo é para a secagem das roupas. Após lavar roupas em dias de chuva, a demora para que as peças fiquem completamente secas pode deixar mau cheiro, o famoso odor de ‘cachorro molhado’. Porém, adicionar desinfetante no momento da lavagem pode fazer toda a diferença (veja o passo a passo abaixo).

camiseta rosa estendida em varal interno de casa
Proliferação de microrganismos pode causar odor característico em tecidos (Foto: Ilustração/ Freeepik)

O aroma indesejado da roupa que secou no tempo úmido ou na sombra, por vezes, obriga a lavar as peças novamente. Isso pode resultar em um maior gasto de água, sabão e amaciante – isso sem falar no tempo perdido. Mas há uma dica valiosa que pode solucionar o problema: basta adicionar Pinho Sol ou Lysoform na lavagem.

O uso do desinfetante também é útil para quem seca os tecidos em lavanderias pequenas de apartamento e em locais com pouca ventilação.

Passo a passo para que roupas não fiquem com cheiro de ‘cachorro molhado’

Para deixar as peças cheirosas mesmo com a secagem lenta, é preciso adicionar cerca de 90 ml de Lysoform, ou 200 ml de Pinho Sol juntamente com o sabão na máquina de lavar roupas. Para potencializar a ação, também é possível adicionar os produtos junto com o amaciante.

Depois, é só programar a máquina de lavar para o ciclo de lavagem adequado para as peças e, a seguir, fazer todo o processo como de costume. Não é necessário adicionar mais nenhum produto após a centrifugação e nem mesmo no momento de pendurar as roupas no varal.

toalhas brancas em varal de chão em parte externa de casa
Nem sempre, o tempo colabora com a secagem das roupas. Mas produtos podem solucionar problema de mau cheiro (Foto: Ilustração/ Freepik)

No caso de peças que já estão com um odor em partes específicas antes da lavagem, como nas axilas, por exemplo, a dica é deixar a peça de molho por 30 minutos com um dos produtos químicos e, só então, seguir com a camiseta para a máquina de lavar.

Mas afinal, por que usar desinfetante na lavagem?

As roupas podem conter bactérias e fungos que, com o ambiente úmido e chuvoso, se proliferam nos tecidos. É daí que vem o cheiro de ‘cachorro molhado’ tão característico. Com a demora na secagem, esse cenário pode ser ainda pior.

Adicionar desinfetante na lavagem elimina ou reduz as bactérias, fazendo com que as roupas sequem cheirosas mesmo sem a presença do sol e de ventilação.

Vinagre como aliado para deixar as roupas mais macias

Outra dica interessante para a lavagem de roupas é substituir o amaciante pelo vinagre. O produto vai ajudar a tirar o excesso de sabão da máquina de lavar e potencializar a ação detergente.

Ainda, o vinagre promete promete deixar as roupas muito macias e é indicado na lavagem de peças de algodão, como toalhas felpudas, por exemplo, em panos de limpeza, e em roupas de ginástica – principalmente aquelas com tecnologias, como proteção solar ou para absorção de suor.

mulher estendendo roupas em varal de chão dentro de casa
Muitas pessoas utilizam vinagre no lugar do amaciante e falam sobre benefícios para máquina e roupas (Foto: Ilustração/ Freepik)

O vinagre também tem sido muito associado para a limpeza geral da casa, em misturas com detergentes e produtos como o bicarbonato de sódio. Clique aqui e veja 11 truques com vinagre e bicarbonato.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.