Com a chegada do inverno, muitos brasileiros acreditam que é hora de deixar o sorvete de lado. Mas isso está entre os mitos relacionados ao tema. A sobremesa gelada não provoca doenças e nem prejudica a saúde. Para desmistificar essas crenças populares, este guia reuniu os principais mitos e verdades sobre tomar sorvete no frio; confira.

Sabores de sorvete de pote.
Sorvete no frio pode proporcionar alívio em casos de inflamação (Foto: reprodução/ Freepik)

Quem nunca escutou que tomar sorvete quando está gripado ou em dias frios faz mal a saúde? Bom, se essa dúvida já esteve presente em sua vida, é hora de deixá-la para trás. Especialistas têm divulgado estudos que contrariam essas crenças.

“Antigamente se achava que sorvete, leite, iogurte e derivados faziam a pessoa doente ter mais catarro, piorando resfriado ou dor de garganta. Mas isso é mito. Estudos já mostraram que essa associação não existe, e que o sorvete pode até ajudar a aliviar alguns sintomas”, afirma o médico Braian Sousa, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Mitos X verdades sobre tomar sorvete no frio

1. “Sorvete causa gripes e resfriados”

Mito! Ao contrário do que se falam, não há relação entre tomar sorvete no frio e ficar doente. Na verdade, gripe e resfriado são causados por vírus, transmitidos por contato com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas, não por alimentos gelados. A temperatura da sobremesa não provoca doenças.

2. “A sobremesa gelada intensifica a dor de garganta”

Dores de garganta podem surgir por infecções, alergias, refluxo ou ressecamento do ar e não por influência do sorvete. Aliás, em casos de inflamações, o gelado é indicado para proporcionar alívio, funcionando como uma compressa fria, com efeito anti-inflamatório e analgésico, contrariando a afirmação, ou seja, mito!

Mulher tomando sorvete.
Tomar sorvete é beneficial (Foto: reprodução/ Freepik)

3. “Tomar sorvete no inverno reduz a imunidade”

Se engana quem acredita na relação entre a imunidade e tomar sorvete. A imunidade é resultado de uma soma de fatores, como alimentação, sono, prática de atividades físicas e predisposição genética.

Nenhum alimento isolado é qualificado para prejudicar o sistema imunológico. Ou seja, a informação de que o sorvete interfere negativamente na imunidade é falsa.

4. “Sorvete não faz bem para a saúde”

Mito! O sorvete, preferencialmente quando produzido com ingredientes de qualidade, pode oferecer nutrientes como cálcio, proteínas e vitaminas. Além dessas substâncias, a sobremesa pode ser uma fonte rápida de energia.

Extra sobre tomar sorvete no frio:

Segundo os especialistas, o consumo de sorvete é até recomendado em alguns pós-operatórios, como na retirada de amígdalas, graças ao seu efeito analgésico e à capacidade de ajudar a controlar hemorragias.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.