Durante as estações, algumas folhas precisam de cuidados específicos para continuarem saudáveis e muitas pessoas questionam como cuidar das plantas no inverno e evitar que elas murchem. Flores consideradas mais sensíveis, como as orquídeas, precisam de atenção redobrada durante as baixas temperaturas. Conheça alguns erros comuns que matam suas orquídeas no inverno.

As orquídeas costumam viver em temperaturas entre 18º e 25ºC, e no inverno, é importante ficar atento na temperatura e nos ventos frios.
- Confira também: 5 óleos essenciais para deixar a casa mais cheirosa no inverno
Erros que matam as orquídeas no inverno
Segundo o blog especializado em flores e plantas, o Sítio Kolibri, algumas atitudes podem ser consideradas culpadas por matar as orquídeas.
Água gelada
De acordo com o blog, regar as orquídeas com água gelada durante o inverno é ruim, porque as temperaturas mais baixas são prejudiciais para as raízes. O blog ainda aconselha a regar a flor em horários de temperaturas mais quentes, ou até mesmo, esperar que a água gelada fique na temperatura ambiente.
Regar em excesso
Ainda relacionado ao ato de regar as plantas, o blog aconselha evitar usar muita água, porque com o as temperaturas mais frias, o tempo de absorção e evaporação se tornam mais lentos.

Pouca luz
A falta de luz também pode ser considerada um dos principais fatores que colaboram para as mortes das orquídeas durante o inverno. Por conta da inclinação da Terra, a incidência da luz se torna menor, por isso, é importante conferir se a flor está em um local bem iluminado, e caso não esteja, o ideal é movê-la até entroncar um lugar mais adequado.
Adubo
Segundo o Sítio Kolibri, o excesso de adubo é prejudicial para orquídeas, pois os fertilizantes podem sobrecarregar a planta. No inverno, essas flores tendem a absorver menos nutrientes, por isso é importante dar um tempo durante cada aplicação de adubo.

Ambientes gelados
Colocar a orquídea próxima a janelas abertas pode comprometer a saúde da planta. As folhas e flores sofrem com o vento frio, que pode causar manchas, ressecamento e até queda precoce das flores.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui