Ter plantas em casa vai muito além da decoração. Algumas espécies têm o poder de purificar o ar, eliminando toxinas e melhorando a qualidade do ambiente em que vivemos. E o melhor: muitas dessas plantas são perfeitas para quem mora em locais com pouca luz natural, como apartamentos, escritórios ou cômodos internos. Elas exigem poucos cuidados, são resistentes e ainda trazem mais frescor e beleza aos espaços. Se você quer um cantinho verde, mais saudável e que não dependa de luz solar direta, vale conhecer essas opções que combinam estética, praticidade e benefícios para a saúde.

mulher regando planta
Essas plantas vão ajudar a purificar o ar da sua casa (Foto: Ilustração/Freepik)

Plantas que purificam o ar e exigem pouca luz são opções eficazes para melhorar a qualidade ambiental de espaços fechados. Estudos da NASA e publicações científicas apontam espécies capazes de filtrar compostos tóxicos como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Além de práticas, essas plantas se adaptam bem a locais como banheiros, quartos e salas com baixa iluminação natural.

Conheça 5 plantas que purificam o ar:

1. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

A espada-de-são-jorge é uma das plantas mais eficientes na purificação do ar, conforme estudo da NASA Clean Air Study. Ela remove compostos como formaldeído, xileno e tolueno. Resistente e de baixa manutenção, tolera ambientes com pouca luz e não exige regas frequentes.

espada de são jorge
Essa planta remove compostos que pioram a qualidade do ar da sua casa (Foto: Ilustração/Freepik)

2. Jiboia (Epipremnum aureum)

Popular em escritórios e apartamentos, a jiboia também figura na lista da NASA de plantas filtradoras. Ela sobrevive bem em sombra parcial, ajuda na redução de benzeno e formaldeído e pode ser cultivada tanto em vasos como suspensa.

jiboia
A jiboia vai purificar o ar da sua casa (Foto: Ilustração/Freepik)

3. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

Planta ornamental resistente, a zamioculca é ideal para interiores com pouca luz natural. Estudos mostram que ela contribui para a remoção de poluentes voláteis do ar. Além disso, precisa de pouca água e é altamente tolerante à seca.

Mesmo recebendo pouca luz, essa planta purifica o ar (Foto: Ilustração/Freepik)

4. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)

Apesar de preferir luz indireta, o lírio-da-paz também se adapta bem a ambientes com baixa luminosidade. Segundo a NASA, é eficaz na remoção de compostos como amônia, benzeno e formaldeído. Suas folhas largas e flor branca tornam a planta também um item decorativo.

lírio-da-paz
Lírio-da-paz tem fama de atrair boas energias e tem forte simbolismo (Foto: Ilustração/ Freepik)

5. Clorofito (Chlorophytum comosum)

Conhecido como “planta-aranha”, o clorofito é excelente para iniciantes e ambientes com pouca iluminação. Remove monóxido de carbono, benzeno e formaldeído do ar. Requer cuidados mínimos e se multiplica com facilidade.

clorofito
Essa planta vai deixar o ar da sua casa mais purificado (Foto: Ilustração/Freepik)

Indicações para quem quer ter plantas que purificam o ar

Para quem deseja adotar essas espécies, é importante observar as necessidades básicas de cada uma, como frequência de rega e ventilação. Além disso, essas plantas são ideais para promover mais conforto e bem-estar no lar.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.