O lírio-da-paz, ou Spathiphyllum wallisii, está na lista das plantas mais queridas para dentro de casa. Com folhas verdes vibrantes em contraste com as flores brancas, se tornou um ícone da decoração e ganhou a fama de atrair boas energias. Apesar de ser de fácil cuidado em geral, algumas estratégias, como utilizar água de arroz na rega, podem fazer toda a diferença para que a planta floresça em qualquer época do ano, embelezando ainda mais o espaço.

lírio-da-paz
Lírio-da-paz tem fama de atrair boas energias e tem forte simbolismo (Foto: Ilustração/ Freepik)

Os benefícios da rega de plantas com água de arroz

A água de arroz, ou seja, aquela água que é usada para lavar o arroz antes do cozimento, pode ser uma aliada poderosa para fortalecer plantas. Isso porque ela é rica em nutrientes, como minerais, amido e vitaminas, por exemplo, que ficam na água durante o processo de lavagem. Muitas vezes, esse líquido é descartado na pia, mas pode ser reutilizado na rega como um fertilizante natural e caseiro. Veja os benefícios:

1. Fonte natural de nutrientes

A água de arroz contém pequenas quantidades de nitrogênio, fósforo, potássio e minerais essenciais. Esses nutrientes são fundamentais para o crescimento saudável das plantas, contribuindo para folhas mais verdes, flores mais bonitas e raízes mais fortes.

2. Estimula o crescimento das raízes

Graças ao amido presente na água, a água de arroz estimula o desenvolvimento das raízes, tornando as plantas mais resistentes e saudáveis.

3. Fortalece a microbiota do solo

O líquido fermentado serve como alimento para microrganismos benéficos do solo, que ajudam na decomposição de matéria orgânica e na absorção de nutrientes pelas plantas, como o lírio-da-paz, por exemplo.

4. Ação sustentável e econômica

Utilizar água de arroz reduz o desperdício doméstico, além de ser uma alternativa natural aos fertilizantes químicos, contribuindo para um cultivo mais ecológico.

5. Aumenta a resistência contra pragas

O fortalecimento das plantas, promovido pelos nutrientes, as torna mais resistentes a pragas e doenças comuns em jardins, hortas e até mesmo em vasos dentro de casa.

água de arroz
Água de arroz pode ser aproveitada em casa como fertilizante natural (Foto: Ilustração/ Freepik)

Como fazer a rega do lírio-da-paz com água de arroz em 3 passos:

Fazer a rega com água de arroz é muito fácil, mas é preciso atenção para não apodrecer as raízes do lírio-da-paz com excesso de água.

Veja passo a passo:

  • Passo 1: No momento da lavagem do arroz, descarte a primeira água, que pode ter impurezas, e reserva a segunda água branca, que é rica em amido.
  • Passo 2: Você pode deixar a água fermentando por 24 horas, para potencializar os resultados, ou usá-la imediatamente.
  • Passo 3: Molhe o solo da planta, na terra do vaso do lírio-da-paz, e evite regar as folhas e flores, para não atrair fungos.

Cuidados com uso de água de arroz no lírio-da-paz

A água de arroz deve estar pura, sem sal, temperos ou óleo. Deixe para adicionar estes ingredientes posteriormente, no momento de cozinhar o alimento.

Regue o lírio-da-paz com água de arroz uma vez por semana, evitando água em excesso para não apodrecer as raízes. Observe a umidade e, se necessário, reduza a frequência da rega.

lírio-da-paz
Planta é muito usada para decoração interna da casa (Foto: Ilustração/ Freepik)

Lírio-da-paz atrai boas energias

O lírio-da-paz é conhecido por atrair boas energias na casa, como harmonia, paz e proteção no ambiente. Ainda, é usado no feng shui para criar espaços mais leves. Mas atenção: a planta é tóxica para pets e não deve ser deixada ao alcance nos bichinhos.

Como cultivar o lírio-da-paz

Deixe o lírio-da-paz em meia sombra, para não queimar as folhas, mantenha o solo sempre levemente úmido e retire as folhas secas ou danificadas para estimular o crescimento. A planta é ideal para interiores, como quartos, salas e escritórios.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.