Com pouco espaço e alguns cuidados simples, é possível montar uma horta de temperos dentro de vasos em apartamento. Esses ingredientes se tornam aliados na hora de cozinhar, além de deixarem o ambiente mais verde. Especialista explica como começar uma horta mesmo em locais pequenos.

Plantar temperos dentro de espaços pequenos, como em apartamentos, por exemplo, é possível. No entanto, é importante ficar atento na escolha das plantas que, de preferência, precisam de pouca luz.
Como montar horta de temperos dentro do apartamento
Para os iniciantes, algumas plantas são mais fáceis de serem cultivadas. Confira quais são os temperos ideais para se plantar em apartamentos, segundo o jardineiro Alessandro Augusto Xavier.
Plantas ideais para apartamentos
- Manjericão
- Salsinha
- Alecrim
- Pimenta
- Cebolinha
- Orégano

Locais ideais para deixar os vasos de plantas
Segundo Alessandro, locais mais arejados e com iluminação natural são ideais na hora de plantar esses temperos.
“Lugares em apartamentos, sacadas, varandas, janelas e lavanderia que têm ventilação e pegam sol, são os melhores para você fazer a hortinha em apartamento”, explica o profissional.
Dicas para manter os temperos em bom estado
De acordo com o jardineiro, no momento de adubar as plantas, o ideal é optar por húmus e minhocas.
No momento de regar a plantação, Alessandro explica que é importante ficar atento à quantidade de água utilizada.
“Você pega um palito, coloca ele na planta e se o palito sair sujo é porque ainda está úmido o fundo do vaso. Nesse caso, o ideal é não regar, porque se colocar muita água, a raiz apodrece e a planta morre”, explicou.
Para manter a boa qualidade, é importante sempre renovar as sementes, porque em alguns casos, as plantas vão secando.

Benefícios de uma horta de temperos no apartamento
Ter uma horta em casa traz diversos benefícios para o dia a dia. Além de garantir alimentos livres de agrotóxicos, ela contribui para uma alimentação mais saudável e econômica, já que reduz gastos com temperos e hortaliças.
Segundo Alessandro, a prática de cultivar também promove a saúde mental, pois o ato de cuidar das plantas proporciona momentos de relaxamento.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui