Metal nobre conhecido por conter um brilho característico, a prata pode trazer sofisticação ao visual, sendo utilizada em acessórios, objetos decorativos e utensílios de cozinha. Mas apesar de ser caracterizada como refletiva e brilhante, com o tempo ela pode se tornar uma prata escurecida; aprenda como limpar a prata e a restaurar o brilho dos seus acessórios.

Não é segredo que peças em prata escurecem normalmente com o tempo, mas para quem está cansado de não poder usar algum acessório pela falta de brilho, existem truques rápidos e práticos que pode restaurar a vida e personalidade das suas joias. É essencial que o cuidado e limpeza dos objetos se tornem um hábito, para mantê-los brilhantes e bem conservados sempre que desejar usá-los.
Também é fundamental compreender o que resulta e influência no escurecimento dos acessórios em prata. Essa reação pode ser acelerada com alguns aspectos como o do ambiente; entenda.
O que causa o escurecimento?
Quem nunca escutou que na hora do banho é essencial tirar os acessórios? A umidade, por exemplo, acelera o processo químico. Esse fenômeno ocorre devido a um processo químico natural chamado oxidação, que acontece quando a prata reage com o enxofre presente no ar ou em outras substâncias. A reação resulta em uma camada de sulfeto de prata na superfície da peça, que tem uma coloração escura.
Além da água direta, o suor e a poluição também podem influenciar na oxidação, devido à reação do metal com substâncias ou gases presentes no corpo e no ar.
Afinal, como limpar prata?
Agora que você já entendeu as motivações para os seus acessórios e joias escurecerem, chegou o momento de aprender a limpar os objetos em prata. Mesmo parecendo uma tarefa difícil, a facilidade desses três truques te surpreenderão.
Sabão de coco
- Coloque uma quantidade média de lascas de sabão de coco em uma panela de alumínio com água e leve ao fogo até ferver. Mergulhe as joias e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente (morna/fria) e seque bem.
Cuidado: tampe o ralo da pia antes de enxaguar os acessórios menores, para não correr o risco de perdê-las!
Bicarbonato
- Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma panela com 400 ml de água. Coloque os acessórios de prata dentro, leve ao fogo até que a água ferver. Quando notar que a mistura está morna, retire seus acessórios, lave-o com água e detergente e seque bem com uma flanela.
- Já com o papel alumínio, acrescente em uma vasilha de vidro 400 ml de água fervente, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e algumas tiras de papel alumínio. Deixe os acessórios em prata de molho nessa mistura até a água ficar morna, depois lave e seque e deixará para trás uma prata escurecida.
Cuidado: o bicarbonato de sódio é um ótimo elemento na hora de limpar peças muito oxidadas, mas, por ser um produto mais abrasivo, pode desgastar as camadas mais superficiais. Dessa forma, evite usar em peças com altos valores.
Pasta de dente
- Utilize uma esponja macia ou uma escova de cerdas leves e aplique gradualmente a pasta nas joias de prata. Em seguida, lave normalmente com água e sabão, seque e use uma flanela para polir a prata.
Cuidado: aplique com moderação e com movimentos delicados para não danificar os acessórios.
Dicas para não deixar os acessórios escurecerem
- Não aplique perfume na região dos acessórios em prata;
- Seque as peças com uma flanela após o uso e guarde em local seco e sem luz, de preferência em saquinhos de tecido;
- Quando entrar na piscina ou no mar com os acessórios, lave com água corrente e sabão logo em seguida e seque bem;
- Em pratarias que estão guardadas por muito tempo, a sugestão é envolver as peças em papel filme para diminuir a oxidação natural que se dá no contato com o ar.
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.