Com o início das quedas de temperaturas no país, manter a casa aquecida parece ficar cada vez mais difícil, mas ao contrário do que é dito, existem alternativas para fugir do frio do inverno. Apesar do tradicional aquecedor parecer a opção mais certeira, a utilização do aparelho influencia diretamente na conta de luz. Quer economizar? Veja 5 opções infalíveis.

Blusas de lã e xícara em cima da cama.
Manter casa aquecida no inverno pode ser mais fácil do que parece (Foto: reprodução/ Freepik)

Especialistas em climatização doméstica e eficiência energética explicam a existência de variadas adaptações que fazem diferença no dia a dia e ajudam a manter a casa aquecida. Ambientes gelados podem influenciar negativamente na rotina, prejudicando até mesmo o sono e a produtividade.

Para transformar os cômodos de casa, evitar a umidade e manter o ambiente aconchegante; confira 5 dicas simples que influenciam no aquecimento dentro de casa, durante os dias mais frios.

1. Tapetes em áreas estratégicas

Não é segredo que caminhar em um piso gelado intensifica a sensação térmica desagradável. Para evitar que esse problema se repita, basta colocar tapetes em locais estratégicos nos cômodos.  A colocação em áreas como salas, quartos e corredores ajuda a manter a casa aquecida.

2. Cortinas fornecem conforto térmico

Pode parecer ineficaz, mas optar por cortinas com materiais mais densos, como veludo, algodão grosso ou sarja, influencia e bloqueia o ar frio trazidos pelas janelas. A camada extra funciona como isolante térmico, dificultando a troca de temperatura com o local externo.

A Casa Manacá tem levantado suspiros e impressionado os visitantes
A Casa Manacá tem levantado suspiros e impressionado os visitantes (Foto: divulgação)

3. Deixe a luz solar entrar ajuda a deixar a casa aquecida no inverno

Especial para a saúde, a luz solar é ideal para quem deseja economizar e aquecer a casa. É importante deixar as janelas e cortinas abertas durante o período mais quente do dia. O calor poderá ser mantido até o anoitecer.

4. Mantas espalhadas pelos cômodos

Não é segredo que a manta e cobertores são os principais itens utilizados durante o inverno. Mas além da função prática, as mantas podem servir como lençóis nos cômodos. Opte por deixar o sofá, poltronas e camas cobertos por mantas. É uma alternativa perfeita para não precisar recorrer ao aquecedor.

gato embrulhado em coberta
Lembre de manter o seu gato aquecido durante os dias mais frios (Foto: Ilustração/Freepik)

5. Isolar portas e janelas encerram lista para deixar a casa aquecida no inverno

Para encerrar os truques, isolar as portas e janelas com selos de vedação autoadesivos e protetores de porta, como os tradicionais rolinhos de tecido, são ideais para não deixar a corrente fria entrar em casa. Reduzindo a perda de calor e mantendo a casa aquecida.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.