O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) liberou enfermeiros de todo o Brasil a preescreverem antibióticos. A decisão foi publicada, nesta quinta-feira (22), em uma resolução.

A resolução segue uma atualização feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que passou a permitir que enfermeiros cuidem desses procedimentos, por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
No sistema, esses profissionais poderão monitorar a compra e venda desses medicamentos em farmácias e drogarias de todo o Brasil. A resolução do Conselho garante que esse acesso seja cumprido.
Confira antibióticos que poderão ser preescritos por enfermeiros no Brasil
- Amoxicilina;
- Azitromicina;
- Eritromicina.
Conselho Federal de Medicina chama de “não segura” resolução

Em pronunciamento, o Conselho Federal de Medicina (CFM) chamou de “não segura” a resolução que autoriza enfermeiros a preescreverem medicamentos.
“O CFM reitera que, somente nesses casos, o enfermeiro pode disponibilizar o medicamento aos pacientes e em ambientes públicos de saúde. Ao ampliar prescrições fora de protocolos e sem governança diagnóstica, o Conselho Federal de Enfermagem afronta a legislação brasileira e o Supremo Tribunal Federal (STF), além de colocar a saúde da população brasileira em risco”, pontuou em nota.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.