Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha é apontado como um dos favoritos para a eleição do novo papa. O brasileiro aparece na lista dos 15 cardeais com mais chances do diário Libération desde 2016. Com contagem regressiva para a votação do conclave, o cardeal poderá votar na escolha do novo pontífice e também concorrer ao cargo; conheça o possível pontífice.

Com especulações aumentando em dia de votação para conclave, o nome de Dom Sergio da Rocha voltou a ser repercutido. Mesmo com descrença das congregações do Brasil, o nome do cardeal não é só lembrado no país, Dom Sergio também é cotado pela imprensa francesa, que o cita como um dos favoritos para a votação desta quarta-feira (7), prevista para às 14h.
Aos 65 anos, Sergio Rocha é membro do C9, o conselho de nove cardeais criado pelo papa Francisco para aconselhá-lo sobre a reforma da Igreja, desde 2023. O mesmo foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília, em 2011 pelo falecido em 21 de abril, Papa Francisco; entenda nomeação.
Dom Sergio Rocha foi nomeado pelo papa Francisco
Natural de Dobrada, em São Paulo, Dom Sergio foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro de 2016, durante o quinto ano de gestão como arcebispo metropolitano de Brasília. Seu nome também ficou marcado durante o período que presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019.
Em 2020, Sergio foi declarado como arcebispo de Salvador e primaz do país, título honorífico atribuído ao arcebispo de São Salvador da Bahia, que é a diocese mais antiga do país.
Para reconhecer sua contribuição à capital, a Câmara Municipal de Salvador concedeu-lhe o título de Cidadão Soteropolitano em 25 de maio de 2023, e agora, em 25 de março deste ano, o cardeal recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o título de Cidadão Baiano, segundo a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
O que ele diz sobre Conclave?
Com a repercussão do Conclave, Segio foi questionado antes do confinamento sobre a eleição do novo papa. O cardeal comentou que ainda estão orando pelo falecido Papa Francisco e que sempre haverá muitas especulações, mas esse não é o foco.
Dom Sergio da Rocha também relembra como o falecido papa comovia a igreja e a humanidade, além da simplicidade que começava desde o nome ‘Francisco’.
“Nesse momento, não temos muito a dizer sobre o conclave, temos o que falar sobre o papa Francisco. O conclave está nas mãos de Deus. Certamente, o Espírito Santo irá conduzir os cardeais eleitores que nos ajudará a tomar a decisão que for a que Deus quer para a igreja”, declara Rocha.
Cardeais brasileiros que participam da eleição
- Dom Sergio da Rocha;
- Odilo Pedro Scherer (São Paulo);
- João Braz de Aviz (emérito de Brasília);
- Orani João Tempesta (Rio de Janeiro);
- Paulo Cezar Costa (Brasília);
- Leonardo Ulrich Steiner (Manaus);
- Jaime Spengler (Porto Alegre).
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.