Paranaguá recebe neste sábado (22) mais de 800 pessoas que irão participar da manifestação cultural do Afoxé Filhos de Iemanjá. A ação é realizada com o apoio do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado e Secretaria estadual do Turismo (Setu).

A programação conta com um cortejo saindo da Igreja São Benedito, local simbólico da resistência negra em Paranaguá. Depois, o cortejo segue pelas ruas do Centro Histórico da cidade até o trapiche da Beira Mar, local onde o público poderá entregar as oferendas para Iemanjá.
O evento é realizado pela Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi), com o apoio da Prefeitura de Paranaguá e Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP).
Conheça o Afoxé
Afoxé é uma manifestação cultural e inter-religiosa que inclui muita dança, canto e tradição. Esse evento tem como objetivo valorizar e fortalecer a diversidade religiosa em Paranaguá e lutar contra a intolerância entre diferentes tradições.
Segundo o presidente da Acefi e organizador, Lederson Souza, o Afoxé é uma tradição no país há quase 200 anos.
“Na Bahia, ele é uma manifestação muito forte, a exemplo do que existe no Ceará e em Sergipe. Afoxé quer dizer orixá na rua, ou seja, a ancestralidade e os elementos que acontecem dentro dos barracões e de terreiros na rua”, afirmou.
O coordenador do GT do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, explica que a manifestação cultural do Afoxé serve também como forma para demonstrar as diversas tradições religiosas que existem não só em Paranaguá, mas também em todo o estado.
“Focamos muito também na geração de empregos e renda, no fomento turístico e oportunidades de crescimento para o Turismo Religioso do Estado”, explicou o coordenador.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui