A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, realizada pela Associação de Cultura Popular Mandicuera no litoral do Paraná, acontecerá nos dias 7 e 8 de junho, na Vila São Miguel, em Paranaguá. Após 50 dias de romaria pelas comunidades nas baías de Paranaguá e Guaraqueçaba, no Paraná, e de Cananéia, em São Paulo, os fiéis celebram o Pentecostes – que simboliza a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Festa do Divino acontece no litoral do Paraná neste final de semana
Festa do Divino acontece no litoral do Paraná neste final de semana (Foto: Divulgação)

O Divino representa o amor entre Pai e Filho presentes na Santíssima Trindade. É o Espírito Santo quem passa a habitar e guiar os corações dos fiéis, por meio do batismo. “A Festa do Divino é fundamental para reforçar os laços comunitários, de fé e pertencimento à cultura caiçara. É uma joia do patrimônio imaterial brasileiro que perdura espontaneamente através dos tempos”, explicou a coordenadora do evento Mariana Zanette.

Anualmente, uma comunidade é sorteada para realizar a festa, e desta vez o evento conta com o apoio da Comunidade Católica da Vila de São Miguel. Quem tem interesse em visitar a ilha e participar do evento pode reservar um lugar no barco clicando aqui. A viagem ida e volta custa R$ 100,00, com saída no sábado (07) e dois horários de retorno no domingo. O viajante também ganha uma camisa personalizada.

Nesta edição, o mestre Aorelio Domingues, celebra 30 anos de participação ativa nas romarias da Festa do Divino Espírito Santo, marcando um importante legado de fé e tradição na cultura caiçara. Para festejar este marco histórico, será exibido o documentário “Mar e Fé”, às 20h do sábado (07).

“Sempre é uma emoção muito grande participar durante esses 30 anos, que conservo com muita fé, com muita esperança e sempre sou muito grato por participar. Não é apenas uma atividade cultural, uma atividade de resistência, é uma religiosidade, é a nossa religião caiçara”, destacou Domingues.

A tradição do Divino

Com início em 1322 na cidade de Alenquer, em Portugal, a tradição do Divino reúne foliões em romarias pelas comunidades e mantendo viva a musicalidade tradicional com instrumentos como rabeca, viola e caixa. Há mais de 700 anos a herança cultural ressoa nas toadas e permanece viva espontaneamente na cultura caiçara.

Confira a programação completa da Festa do Divino 2025

Sábado – 7 de junho
• 09h – Saída do barco no trapiche em frente ao Aquário de Paranaguá com destino a São Miguel
• 11h – Levantamento do mastro
• 14h – Romaria
• 18h – Santo Encerro
• 20h – Exibição do Documentário “Mar e Fé”
• 21h – Baile de Fandango

Domingo – 8 de junho (Pentecostes):
• 06h – Alvorada das bandeiras
• 07h – Café da manhã
• 09h – Encontro das bandeiras e recepção do padre na cabeceira do trapiche da Vila São Miguel, seguido de procissão das bandeiras até a Igreja do Bom Jesus
• 10h – Santa missa de Pentecostes
• 12h – Almoço comunitário
• 15h – Derrubada do mastro, despedida e Santo Encerro

Serviço
Festa do Divino 2025 no litoral do Paraná
Data: Dias 07 e 08 de junho;
Local: Ilha de São Miguel;
Horário: Dia 07 das 09h às 21h e dia 08 das 06h às 15h;
Mais informações: [email protected]

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.