Após a morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21), fiéis tem se dirigido a Praça de São Pedro, no Vaticano, prestar homenagens ao sumo pontífice.

Fieis se despedem do papa Francisco no Vaticano
Praça de São Pedro tem recebido concentração de fiéis. (Foto: Reprodução/Vatican News)

Segundo o Vaticano, o papa Francisco morreu devido a um um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).

O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

Acompanhe ao vivo homenagens ao papa Francisco

Relembre trajetória de Jorge Mario Bergoglio

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Filho de imigrantes italianos, cresceu em um ambiente de fé católica e valores familiares sólidos. Antes de ingressar na vida religiosa, estudou química e trabalhou brevemente como técnico químico, demonstrando uma vida intelectual desde jovem.

A vocação religiosa se manifestou na juventude, o que levou a entrar na Companhia de Jesus em 1958. Após a ordenação sacerdotal em 1969, Jorge Bergoglio se destacou pelo carisma e compromisso com as pessoas de classe mais baixa, valores que marcariam a trajetória dentro da Igreja Católica.

Argentino foi primeiro sumo pontífice sul-americano

Em 13 de março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI, Jorge Mario Bergoglio foi eleito o 266º papa da Igreja Católica. A escolha foi histórica por diversos motivos: além de ser o primeiro pontífice latino-americano, ele também foi o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro a adotar o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo da humildade e do compromisso com os mais necessitados.

Desde o início do pontificado, papa Francisco adotou um estilo simples e acessível. O líder da igreja católica dispensou muitas formalidades do Vaticano, optando por residir na Casa Santa Marta, em vez do tradicional Palácio Apostólico. A mensagem central sempre esteve focada na misericórdia, na justiça social e na necessidade de uma Igreja mais próxima dos fiéis.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui


Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.