O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras fotos do papa Francisco no caixão. Assim como o pontífice havia solicitado, o corpo está em um caixão simples de madeira, com detalhes em vermelho. Os registros foram feitos na Casa de Santa Marta, durante o rito de declaração de morte.

Nas imagens é possível ver o camerlengo da Igreja, cardeal Kevin Joseph Farrell, e o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. O corpo de papa Francisco está em um caixão inclinado. O pontífice está com vestes da cor vermelha e possui um terço nas mãos. Veja as fotos do papa Francisco no caixão:



Em um vídeo, também compartilhado pelo Vaticano News, o camerlengo aparece abençoando o corpo durante o rito.
Funeral do papa Francisco
O Vaticano divulgou a programação do velório e sepultamento do corpo do papa Francisco, morto na manhã de segunda-feira (21). As cerimônias de despedidas terão início nesta quarta-feira (23), quando a urna com o corpo do papa será levada para a Basílica de São Pedro, onde acontecerá a visitação pública. Já no sábado (26), será celebrada a Missa de Exéquias e, em seguida, a urna será levada para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
Conforme o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano, as cerimônias seguem as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis. O documento rege os ritos funerários do Pontífice Romano.
Ainda de acordo com o Vaticano, na quarta-feira, 23 de abril, às 9h locais (4h no horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco será levado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias. A cerimônia marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui