A fumaça branca no céu do Vaticano anunciou ao mundo, nesta quinta-feira (08), a escolha do novo papa. Após quatro rodadas de votação, os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso e elegeram o sucessor do papa Francisco. O nome do novo pontífice será anunciado em breve na sacada da Basílica de São Pedro.

Uma multidão de fieis acompanha a realização do conclave direto do Vaticano. A escolha acontece em um momento desafiador para a Igreja, que enfrenta debates internos sobre temas como sexualidade, transparência financeira e o papel das mulheres. O novo pontífice herdará a missão de renovar a confiança dos fiéis, lidar com tensões geopolíticas e conduzir a instituição rumo a um futuro mais conectado com as transformações sociais do século 21.
Novo papa é eleito 17 dias depois da morte de Francisco
O novo papa foi eleito 17 dias depois da morte do papa Francisco e é o 267º pontífice. A identidade e a nacionalidade do novo papa ainda não foram reveladas.
Nas próximas horas, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti surgirá na sacada central da Basílica de São Pedro para anunciar ao mundo o tradicional Habemus Papam! — em latim, “temos um papa”. Em seguida, o novo líder da Igreja Católica fará sua primeira aparição pública diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, iniciando oficialmente seu pontificado.

O conclave reuniu 133 cardeais eleitores, que votaram sob absoluto sigilo, conforme determina a tradição da Igreja. Para ser eleito, o novo papa precisou conquistar pelo menos dois terços dos votos — ou seja, um mínimo de 89. Nenhum cardeal pode votar em si mesmo, nem se abster.
O novo papa sucede Francisco, morto em 21 de abril aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Francisco deixa como legado um pontificado marcado pela defesa dos pobres, o diálogo com outras religiões e tentativas de modernização da Igreja.
Assista ao vivo às imagens diretamente da Praça São Pedro:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.