Após três votações no conclave, o novo papa ainda não foi escolhido. Na manhã desta quinta-feira (8) foram realizadas duas votações e os cardeais não entraram em consenso. Com o resultado, os representantes voltarão para uma nova votação no período da tarde. A fumaça preta, que anuncia a continuação do conclave, saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 6h51 (horário de Brasília).

Fumaça preta anuncia que novo papa ainda não foi escolhido
Fumaça preta anuncia que novo papa ainda não foi escolhido (Foto: Vatican Media)

Uma multidão de fieis acompanha a realização do conclave direto do Vaticano. A expectativa é que os católicos permaneçam no local durante toda a quinta-feira (8), visto que, mais duas votações estão programadas para hoje.

A próxima votação deve acontecer às 12h30 (horário de Brasília). Caso o novo papa seja eleito, sairá fumaça branca, mas se o novo líder da Igreja Católica não for escolhido, não sairá nenhuma fumaça da chaminé.

Já a última votação desta quinta (8) acontece logo em seguida, às 14h (horário de Brasília). Desta vez, caso o papa não seja eleito sairá novamente fumaça preta. Em caso de consenso dos cardeais, haverá fumaça branca.

A primeira votação deste conclave aconteceu nesta quarta-feira (7) e durou aproximadamente três horas. Para que um cardeal seja eleito o próximo papa nesse conclave, ele precisa receber dois terços dos votos dos 133 cardeais, ou seja, 89 apoios dos votantes.

Quanto tempo deve durar o conclave para decidir o próximo papa?

Conclave definirá o próximo papa a partir desta quarta-feira (7)
Para ser eleito papa, um cardeal precisa atingir dois terços de todos os votos. (Foto: Reprodução/Vatican Media)

Como não há um tempo definido para o conclave, as votações podem durar alguns dias, mas já houve casos em que apenas após três anos foi conhecido o próximo papa.

Mas os últimos dez conclaves decidiram o próximo papa com uma média de 3,2 dias, sendo que em nenhum deles essa duração passou de cinco dias.

Os últimos dois papas eleitos, Bento XVI e Francisco, foram escolhidos em conclaves que duraram apenas dois dias.

Outro fato curioso é que o próximo conclave não será presidido pelo cardeal decano, Re, mas sim pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, apontado por algumas casas de apostas como o favorito para ser o próximo papa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.