O Vaticano iniciou neste sábado (26) a Missa de Exéquias, com a realização do funeral e sepultamento do papa Francisco. Esse é o primeiro dia do Novendiali, celebração com nove dias de luto e orações em homenagem ao sumo pontífice.

Milhares de fiéis se despedem do papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano
Ao menos 250 representantes do clero da Igreja Católica devem participar da cerimônia. (Foto: Reprodução/Vatican News)

A celebração ocorre no átrio da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após o evento, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Participam da cerimônia ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos, além de milhares de fiéis espalhados pela Praça de São Pedro.

Após a celebração, o caixão do papa Francisco será levado para o interior da Basílica de São Pedro. Posteriormente será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontece a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá uma distância de cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma.

Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do sumo pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.

“Diante dele, uma multidão, que deve chegar a centenas de milhares de pessoas, vindas de todas as origens geográficas, sociais, políticas e culturais, prestará suas últimas homenagens. Essa multidão diversificada representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente”, pontuou o Vaticano em nota.

Veja ao vivo as homenagens de fiéis ao papa Francisco na Praça de São Pedro

*com informações da Agência Brasil

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.