No coração do Hinduísmo, Lord Ganesha ocupa uma posição preciosa como o removedor de obstáculos e o protetor dos devotos. O “Shri Ganesha Dwadasanama Stotram” é um hino que reverencia as doze formas únicas de Ganesha, cada uma representando uma qualidade divina especial. Neste artigo, mergulharemos na beleza e espiritualidade desse hino, explorando as formas e significados de Ganesha enquanto nos conectamos com sua divina presença.
Shri Ganesha Dwadasanama Stotram:
वक्रतुण्ड महाकाय सूर्यकोटि समप्रभ। निर्विघ्नं कुरु मे देव सर्वकार्येषु सर्वदा॥
एकदन्तं चतुर्हस्तं पाशमाङ्कुशधारिणम्। रदं च वरदं हस्तैर्बिभ्राणं मूषकध्वजम्॥
रक्तं लंबोदरं शूर्पकर्णकं रक्तवाससम्। रक्तगण्धानुलिप्ताङ्गं राक्तपुष्पैस्सुपूजितम्॥
दूर्वादलशबान्दांशुर्लेपनं भस्मसाननम्। महागणपतिं मार्गे माकरन्दं भजाम्यहम्॥
मूषिकवाहनं शूर्पकर्णकं वक्रतुण्डं च। वरदं दण्डनिन्दितं वरदं विघ्नविनायकम्॥
करविकरणैर्युक्तं कम्बुकं च कम्बुकवे। निर्भीजं करचरणैः श्रीमन्महागणाधिपम्॥
धूपदीपैर्नैवेद्यैर्नागवस्त्राण्तराळिकैः। सूर्यकोटिसमप्रभैर्वन्दे वाराहमुखादिपम्॥
अष्टबहुः समायुक्तं त्रिनेत्रं च त्रिदशानुतम्। वरदं च वरिष्ठं च वक्रतुण्डं वरप्रदम्॥
Tradução:
Ó Senhor de face curva, de corpo imenso como um elefante, brilhando como um milhão de sóis, Por favor, remova todos os obstáculos e dificuldades de todas as minhas ações.
Aquele com um único dente, quatro mãos, segurando um laço e um gancho, Com uma tromba em forma de pote de arroz, que concede bênçãos e dá presentes, com um rato como seu estandarte.
Aquele de corpo avermelhado, de orelhas proeminentes, vestindo roupas vermelhas, Com um corpo untado com vermelho sândalo e adornado com flores vermelhas.
Aquele que é adorado com folhas de grama, pasta de sândalo vermelho, e é sentado em um trono de cinzas, Eu me curvo ao grande Senhor Ganesha, o Mestre das abelhas, no caminho.
Aquele que monta um rato, de orelhas proeminentes, com uma face curva, Aquele que concede bênçãos e é louvado, aquele que remove obstáculos, o Vigna Vinayaka.
Aquele que é adorado com flores de lótus, que segura um lótus, Aquele que é desprovido de mal, eu me curvo aos pés do Senhor Ganesha.
Com incenso, luzes e oferendas, vestido com uma roupa de serpente, Eu saúdo o Senhor com a face de um javali, brilhante como um milhão de sóis.
Aquele com oito braços, três olhos, elogiado pelas divindades, Aquele que concede bênçãos, o de face curva, o Doador de bênçãos.