No primeiro ato fora do Vaticano desde que foi nomeado sumo pontífice, o papa Leão XIV visitou o túmulo de Francisco, seu antecessor no cargo, na tarde deste sábado (10). O local fica na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália.

Na basílica, Leão XIV depositou uma flor branca no túmulo do papa Francisco, se ajoelhou e então fez uma oração.
O papa ainda cumprimentou diversas pessoas presentes na basílica e ofereceu benções a esses fiéis. Na saída do local, Leão XIV ainda disse que iria orar para poder fazer um bom início de papado.
Ainda neste sábado, Leão XIV visitou um santuário em homenagem à Virgem Maria em Genazzano, distante a cerca de uma hora de Roma.
Quem é o papa Leão XIV e qual a relação dele com Francisco?

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi anunciado como o novo papa na última quinta-feira (8), na Capela Sistina, no Vaticano. O comunicado foi feito pelo cardeal francês Dominique Mamberti após a frase “Habemus Papam”.
Robert Francis Prevost virou papa após conseguir mais de dois terços dos votos. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília).
Prevost é nascido em Chicago, nos Estados Unidos, e se formou em matemática aos 22 anos, pouco antes de decidir que iria se tornar padre. O novo papa é poliglota e tem cidadania peruana após realizar uma missão no Peru em 1985.
Prevost ocupava o cargo de prefeito de Dicastério para os Bispos, que era voltado para conhecer a estrutura da igreja e participar da nomeação dos bispos.
Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.
Mas apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui