O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou sete dias de luto pela morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21). O papa chegou a fazer uma aparição pública neste domingo (20) de Páscoa e teve morte confirmada na madrugada desta segunda-feira. Conforme Lula, a sociedade perde uma vez de acolhimento e respeito.

Lula homenageia papa Francisco
Além de decretar sete dias de luto oficial, Lula emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento do pontífice, abordando sua importância e falando sobre seus encontros com o papa:
Veja a nota na íntegra:
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.
Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.
Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.
Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.
Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.
O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações“.
Governo do Paraná decreta luto por morte de Francisco
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr. mandou decretar três dias de luto oficial pela morte do papa. A ordem deve ser assinada pelo governador em exercício Darci Piana.
“Papa Francisco foi um exemplo de humanidade, fé e sabedoria. Seus ensinamentos inspiraram o mundo. Teremos sempre na memória a imagem de alguém que trabalhou incansavelmente pela paz e união entre os povos”, afirmou Ratinho Junior. O governador lembrou ainda a importância histórica de Francisco, que foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a ocupar o maior cargo da Igreja Católica na história.
“A sua partida deixa um vazio no peito daqueles que defendem o bem ao próximo, a caridade, a compaixão e o amor. Vá em paz, Santo Papa. Os paranaenses jamais vão esquecer do seu legado, da sua saberia e do seu compromisso em fazer o bem. Os meus sentimentos à comunidade católica nesse momento de profunda dor”, complementou.
Quem será o novo papa?
Com a morte de papa Francisco, o Vaticano deve organizar o conclave, cerimônia que elege o novo pontífice. Cerca de 250 cardeais concorrem a eleição e, entre eles, oito são brasileiros.
São eles: Dom Odilo Scherer – São Paulo; Dom Orani João Tempesta – Rio de Janeiro; Dom Raymundo Damasceno Assis – São Paulo; Dom Paulo Cezar Costa – Distrito Federal; Dom João Braz de Aviz – Distrito Federal; Dom Leonardo Ulrich Steiner – Amazonas; Dom Sergio da Rocha – Bahia; Dom Jaime Spengler – Rio Grande do Sul. Clique aqui e veja quem são os brasileiros que podem se tornar o novo papa.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui