Com a morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21), o conclave deve eleger um novo representante para ser o líder da Igreja Católica. Cerca de 250 cardeais concorrem a eleição e, entre eles, oito são brasileiros.

O Conclave Papal é convocado após a morte ou renúncia de um papa. Este processo de eleição acontece há 800 anos e o novo representante é eleito por meio de votação entre os cardeais. Durante a liderança de papa Francisco, foram nomeados 21 novos cardeais, e o número total é de 252.
Após a convocação de todos os cardeais, 120 participam do Conclave Papal que irá definir o novo representante.
Novo papa brasileiro?
Na disputa do próximo conclave oito brasileiros podem ser eleitos. Veja quem são os cardeais do Brasil.
Dom Odilo Scherer – São Paulo
O arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Scherer, de 75 anos, é um dos cardeais brasileiros que pode ser eleito papa. Em 2013, quando tinha 63 anos, chegou a ser um dos mais cotados para substituir o papa Bento XVI, que renunciou. Na época, o papa Francisco foi o eleito.

Em outubro de 2024, conforme prevê o Código de Direito Canônico, Dom Odilo Scherer apresentou a renúncia ao Santo Padre, pois completou 75 anos. Com a carta do brasileiro, o papa Francisco solicitou que ele permaneça mais dois anos a frente da arquidiocese.
Dom Orani João Tempesta – Rio de Janeiro
O arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, tem 74 anos e foi nomeado cardeal em 2014 pelo papa Francisco. O representante ganhou destaque na liderança de grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude.

Dom Raymundo Damasceno Assis – São Paulo
Dom Raymundo Damasceno Assim é arcebispo emérito de Aparecida (SP) e foi nomeado cardeal em 2010, pelo papa Bento XVI. O brasileiro foi um dos anfitriões e um dos responsáveis por receber o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Por conta da idade, 88 anos, não deve ser selecionado entre os 120 cardeais para eleição do novo papa.

Dom Paulo Cezar Costa – Distrito Federal
O arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, também participa do Conclave Papal. O religioso, de 58 anos, é um dos principais nomes da Igreja Católica brasileira e um dos mais novos na disputa. Formado em Teologia no Rio de Janeiro, o representante foi nomeado cardeal em 2022, pelo papa Francisco.

Dom João Braz de Aviz – Distrito Federal
Nomeado cardeal em 2001, pelo papa João Paulo II, o cardeal emérito de Brasília é um dos candidatos brasileiros mais experientes. Com 78 anos, o religioso se destacou com trabalhos à frente da Igreja Católica e pela proximidade com o papa Francisco.

O arcebispo de Brasília já atuou no Paraná. Entre 1998 e 2002, Dom João Braz Aviz, foi arcebispo em Ponta Grossa. Na sequência, o cardeal assumiu como arcebispo em Maringá.
Dom Leonardo Ulrich Steiner – Amazonas
O arcebispo metropolitano da arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. O representante foi nomeado pelo papa Francisco em 2022, com o arcebispo do Distrito Federal, Dom Paulo Cezar Costa.

Dom Sergio da Rocha – Bahia
O arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha, de 65 anos, foi nomeado cardeal em 2023, pelo papa Francisco. Antes de atuar na capital baiana, o representante foi arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Jaime Spengler – Rio Grande do Sul
Natural de Gaspar, em Santa Catarina, Dom Jaime Spengler tem 64 anos e foi nomeado cardeal em dezembro de 2024. O arcebispo metropolitano de Porto Alegre é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao ser nomeado pelo papa Francisco, o religioso revelou que foi pego de surpresa e não esperava a indicação aos 64 anos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui