Brasil - Algumas religiões dizem simplesmente “não” ao consumo de cafeína. Isso mesmo: não recomendam tomar café, produto tão comumente presente nas nossas vidas. A Bíblia trata do assunto, de acordo com interpretações de religiosos, de modo específico. Resta saber, o que está por trás dessa recomendação.

Em alguns casos, a doutrina é mais severa. É o caso de grupos religiosos como os Adventistas do Sétimo Dia. Há também a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na qual os fiéis são os chamados mórmons. Nestes dois casos, a doutrina ensina que o café deve ser evitado por razões espirituais e de saúde.
Os adventistas seguem o que eles chamam de Reforma da Saúde, que orienta os fiéis a uma dieta equilibrada, evitando assim consumo de estimulantes, como o café.
Já os mórmons devem “evitar bebidas quentes”, conforme orientação do fundador da crença, Joseph Smith. Assim, os fiéis evitam totalmente o consumo de café e chá preto.
Bíblia sobre tomar café

De forma abrangente, a interpretação que se relaciona ao café na Bíblia tem um teor de autocontrole, por assim dizer. Não há algo específico na Bíblia sobre tomar café, mas interpretações que fazem sentido se pensarmos nesse produto tão consumido.
O Livro Sagrado deixa a decisão para cada indivíduo, tendo por base princípios gerais. Quer dizer, na hora de consumir café, a Bíblia recomenda moderação e cuidado com a saúde. Isso em nome do bem-estar do corpo e da mente.
Leia também
Os cristãos são orientados a cuidar de seus corpos físicos. Afinal, são eles “templos do Espírito Santo“. Entretanto, há uma citação interessante em Coríntios 8:9, no qual Paulo discute a importância de não usar a liberdade cristã para causar danos aos irmãos fracos na fé.
Mas vede que essa vossa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
Porque, se alguém te vir a ti, que tens conhecimento, assentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

Em outras palavras, se o hábito de tomar café pode causar problema a outros, como uma consciência fraca, por exemplo, é recomendado evitar a prática. Nesse aspecto, pode-se dizer que a Bíblia compara o café a uma espécie de droga, que altera a consciência. Portanto, deve ser evitado.
O que você acha?
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui