Nos últimos meses, celebridades como Eliezer, Thiago Nigro e Deive Leonardo compartilharam fotos contando sobre suas participações no retiro espiritual Legendários. Por mais que use o mesmo nome e cores que antigo programa de Marcos Mion na Record, os dois não estão relacionados.

A princípio, o retiro Legendários se apresenta como um grupo cristão que busca a “transformação de homens, família e comunidades” na montanha. Durante um final de semana, o grupo escala uma montanha e é confrontado com suas atitudes e pecados que podem afetar sua família.
“Devolvemos o herói a cada família. Uma declaração que temos como Legendários é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus”, afirma o portal oficial da organização.
Para participar da “viagem à montanha”, os participantes devem fazer o investimento de R$ 1.490. Além disso, eles precisam adquirir materiais necessários, como barracas e roupas térmicas.
Como o movimento Legendários começou?
Inicialmente, o movimento foi fundado em 2015 por Chepe Putzu, um cristão da Guatemala. Ele se intitulou como Legendário 003, afirmando que o 001 era Jesus e o 002, seu líder que o inspirou a começar o movimento. Todo homem que sobe à montanha com os Legendários recebe um número de identificação ao final.
Em 2017, o movimento chegou ao Brasil, sendo construído aos poucos até se tornar uma febre. Atualmente, há mais de 52 mil Legendários espalhados por 13 países e 70 cidades. Apenas no Brasil, existem 10.128 Legendários.
O que acontece na montanha dos Legendários?
Em teoria, os acontecimentos durante o retiro devem ser mantidos em segredo para os demais participantes. Entretanto, tanto a própria organização quanto homens que participaram do evento relatam algumas coisas que acontecem na montanha.

Nas redes sociais, a equipe responsável pelos Legendários afirma que o sofrimento físico faz parte da viagem. Com o lema “desfrute o caminho”, eles acreditam que a batalha física ajuda a quebrantar o espírito.
“Vai doer? Vai. Vai sofrer? Vai. Mas Deus vai colocar pessoas como estes homens aqui para te dar sustento”, afirmam em publicações.
Um ex-participante do evento, que optou por não se identificar, afirmou que um dos principais desafios da montanha é a falta de alimento. O Legendário afirmou que recebeu apenas duas barrinhas de chocolate para passar o final de semana.
Alguém já morreu durante os Legendários?
Em 31 de janeiro de 2025, um homem passou mal e veio a óbito após passar mal no acampamento dos Legendários. O caso aconteceu em Rio Negro, no Mato Grosso do Sul.

Entretanto, esta não foi a primeira morte de um homem ao voltar de um retiro. Em 2022, um senhor que participou do evento em Curitiba sofreu um mal súbito durante a volta da montanha e também morreu.
Quais celebridades já passaram pelo Legendários?
No último domingo (6), o ex-BBB Eliezer compartilhou fotos nas redes sociais para contar como foi sua experiência no retiro. Ele afirma que tomou a decisão de ir após suplicar para que Deus salvasse seu filho, Ravi, que ficou internado após o nascimento.
“Subi a montanha e tive mais um encontro com Ele, se todos soubessem o quanto é transformador quando Ele se mostra pra você. E não é sobre religiosidade, é sobre o amor de Deus”, compartilhou.
Já em 2024, o empresário Thiago Nigro, conhecido como “Primo Rico”, também participou do evento. Ele divulgou fotos em seu Instagram preparado para a viagem, afirmando que voltaria em breve “como um novo homem”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui