A Páscoa está diretamente relacionada aos últimos dias de Jesus, celebrando a ressurreição de Cristo, no terceiro dia, após a crucificação. Mas afinal o que Jesus e a Bíblia dizem sobre a data? Confira nesta matéria os ensinamentos que esse livro sagrado traz sobre a Páscoa.

O que diz a Bíblia e Jesus sobre a páscoa?
De acordo com a Bíblia, a Páscoa significa claramente substituição, visto que o cordeiro é morto no lugar do primogênito. Embora o sangue de animais não possa, por si só, redimir os seres humanos, o cordeiro pascal aponta para o absoluto sacrifício de Cristo.
“Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas” – Hebreus 10.1-14.
“Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado” – 1 Coríntios 5.7.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” – João 11:25-26
“Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”. – João 10:17-18
“Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.” – Matheus 27:50-53
Portanto, para o Cristianismo, a Pácoa é um momento de reflexão sobre o sacrifício e fé, sendo tempo de perdão e misericórdia. A Páscoa celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a fé cristã, Ele morreu na cruz para carregar os pecados da humanidade, assumindo o castigo que era destinado a todos.
Na Bíblia, a Páscoa tem o símbolo de libertação. A primeira ocorrência na saída do povo de Israel do Egito, marcando o livramento da escravidão. Com o tempo, passou a lembrar o sacrifício de cordeiros como sinal do perdão de Deus. Seu significado pleno se concretiza em Jesus Cristo, fonte de libertação, perdão e esperança.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui