O fim de ano está chegando e com ele os rituais de passagem de ano também. Limpeza energética, banho de ervas, queima de pedido, cor de roupa, comer lentilha e pular sete ondinhas. Quem nunca fez, sabe de alguém que faz pelo menos uma dessas.

Para quem ainda passa a virada de ano no litoral, presencia flores ao mar e pessoas pulando onda. Mas afinal, você sabe o significado de pular ondas?
A tradição tem origem na Umbanda e cada pulo significa um agradecimento (ou pedido) para o próximo ano. As sete ondas representam as Linhas da Umbanda (Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá). Dessa forma, cada pulo dado é para uma entidade.
Além disso, as sete ondas também representam a força de Iemanjá. A pessoa será purificada para o ano seguinte. Ainda há a superstição de não virar para o mar: pode dar azar.
Leia mais:
- Tempestades voltam ao Paraná com granizo e ventos de 60 km/h; veja onde
- Policial militar e empresário são presos em operação contra o tráfico no Paraná
Comer lentilha na virada do ano
A lentilha faz parte das simpatias feitas, porque tende a trazer prosperidade e chamar dinheiro e fartura. Historicamente a leguminosa foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos.
Já no contexto bíblico, no livro de Gênesis, os filhos de Isaac fazem uma troca: a primogenitura em troca de ensopado de ervilhas, o que lhe tornou um chefe rico e poderoso.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui