O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, informou o Vaticano. Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, lutava contra uma doença pulmonar crônica.

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, informou o Vaticano.
Qual o motivo da morte do papa Francisco?
Até o momento, o Vaticano não informou oficialmente qual o motivo da morte do Papa Francisco, no entanto, o líder religioso continuava sua recuperação de um grave episódio de pneumonia bilateral.
Ao todo, Francisco permaneceu internado por aproximadamente 40 dias em decorrência de um quadro de bronquite, no entanto, o quadro foi se agravando. A primeira internação ocorreu no início de fevereiro. Nos dias seguintes, ele passou a apresentar dificuldade para discursar durante as audiências religiosas, chegando a relatar publicamente os problemas respiratórios que enfrentava. Em algumas ocasiões, precisou contar com o auxílio de colaboradores para realizar leituras durante cerimônias.
Em 14 de fevereiro, o pontífice foi levado ao hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde passou por exames e iniciou o tratamento da bronquite. Apesar da internação, manteve-se presente em parte de sua agenda religiosa.
No dia 17 de março, o Vaticano divulgou que o Papa Francisco havia sido diagnosticado com uma infecção polimicrobiana — provocada por diferentes tipos de microrganismos, como vírus, bactérias ou fungos. Segundo o comunicado oficial, o estado de saúde do pontífice era considerado “complexo”.
Já no dia seguinte, 18 de março, um novo boletim médico confirmou que Francisco apresentava um quadro de pneumonia bilateral, considerado um tipo de infecção mais severo que a forma comum da doença, podendo comprometer significativamente a função respiratória e a distribuição de oxigênio no corpo.
Velório e funeral do papa Francisco
Até o momento, o Vaticano ainda não divulgou informações sobre os rituais de despedida do Papa Francisco. A escolha de seu sucessor deve ser definida nas próximas semanas, durante um conclave com a participação de cardeais da Igreja Católica.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui