O papa Francisco morreu nas primeiras horas da manhã de hoje, no Vaticano, ainda madrugada pelo horário de Brasília. Conforme o anúncio oficial do camerlengo Farrell, da Casa Santa Marta do Vaticano, a morte do pontífice foi às 7h35 locais desta segunda-feira, 21 de abril (2h35 no horário oficial do Brasil).

Papa Francisco no domingo de Páscoa, um dia antes de sua morte
Papa Francisco em sua última aparição pública, um dia antes de sua morte (Foto: Reprodução/Vatican News)

Francisco, que foi nomeado papa no dia 13 de março de 2013, fez a última aparição de seu papado um dia antes da sua morte, no domingo de Páscoa. Bastante debilitado após passar cinco semanas internado para tratar de uma pneumonia, o papa abençoou as milhares de pessoas que o aguardavam na Praça São Pedro.

Mensagem de Páscoa foi a última aparição do papa

No entanto, a saúde do pontífice piorou ao longo do domingo e na madrugada desta segunda-feira. A causa da morte ainda não foi confirmada pelo Vaticano, mas tudo leva a crer que seja em decorrência dos recentes problemas respiratórios.

O anúncio da morte do papa Francisco foi então feito pelo cardeal Farrell, com as seguintes palavras:

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, afirmou o cardeal.

A diocese de Roma informou ainda que a celebração eucarística em sufrágio do papa Francisco acontecerá ainda hoje. A missa será presidida pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina. A celebração acontece às 19h na Itália (14h no horário de Brasília), na Basílica de São João de Latrão.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.