O cardeal Robert Francis Prevost foi anunciado como o novo papa nesta quinta-feira (8), na Capela Sistina, no Vaticano. O comunicado foi feito pelo cardeal francês Dominique Mamberti após a frase “Habemus Papam”.

Robert Francis Prevost virou papa após conseguir mais de dois terços dos votos. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília).
O cardeal, que será chamado Papa Leão XIV (14), é nascido nos Estados Unidos, mas é conhecido como “pastor de duas pátrias” pelo trabalho que realizou no Peru.
Prevost ocupava o cargo de prefeito de Dicastério para os Bispos, que era voltado para conhecer a estrutura da igreja e participar da nomeação dos bispos.
Novo papa: quem é Robert Francis Prevost
Prevost é nascido em Chicago (Estados Unidos) e se formou em matemática aos 22 anos, pouco antes de decidir que iria se tornar padre. O novo papa é poliglota e tem cidadania peruana após realizar uma missão no Peru em 1985.
Em 2014, ele fez uma visita ao país latino e ganhou o título de cidadão em 2015. Ele é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985.
Papa eleito: como foi o conclave
O anúncio de Leão XIV como novo papa aconteceu no segundo dia do conclave, na quarta votação. O resultado aconteceu depois de três rodadas de votação e duas fumaças pretas.
A decisão pode ser considerada a mais rápido dos últimos 86 anos, empatando com os conclaves de 1978, que resultou na escolha do papa João Paulo I, e o de 2005, que elegeu o papa Bento XVI.
O conclave de 2013 também foi concluído rapidamente. Papa Francisco foi escolhido no segundo dia de votação. Na ocasião, a fumaça branca apareceu às 14h06, enquanto em 2005 ela surgiu mais cedo, às 12h50.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui