O Santuário Santa Rita de Cássia recebe nesta quarta-feira (28), uma relíquia de primeiro grau (um fragmento corporal) do jovem beato Carlo Acutis, falecido em 2006, e considerado pelo Vaticano como o “padroeiro da internet”. A relíquia será apresentada durante a celebração da Santa Missa, às 19h, no santuário localizado no bairro Hauer, em Curitiba. A missa será presidida pelo Padre Fábio Vieira, da diocese de Corumbá-MS, um dos principais divulgadores do apostolado do beato em todo o mundo.

Carlo Acutis, que tem grande identificação com o público jovem católico, foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele em Campo Grande-MS. O beato, considerado um “ciberevangelista”, é associado à internet porque “usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto”, de acordo com o portal Vatican News.
O jovem que nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, manifestou a fragilidade da saúde em 2006. Diagnosticado com uma leucemia fulminante, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Acutis faleceu em Monza, na Itália, no dia 12 de outubro de 2006, com 15 anos. O jovem foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.
Padre participou ativamente do processo de beatificação
Celebrante da missa em Curitiba, o Padre Fábio Vieira é diretor espiritual do Apostolado Carlo Acutis no Brasil e pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, no município de Ladário-MS. Ele teve a possibilidade de viver um período com a família de Carlo Acutis na cidade de Assis, na Itália; foi um dos responsáveis pelo processo de beatificação do jovem; e participou das audiências na Congregação pelas Causas dos Santos. O pároco é autor da obra “Foi Carlo”, publicada pela editora Quadrante, lançada em 2021. O livro narra a experiência de ter vivido com a família do beato.
Leia também:
- Papa Francisco diz que é “pecado grave” recusar ajuda a imigrantes
- Translado do corpo de Juan Izquierdo será feito por avião da Força Aérea
- Caso Ágatha: criança raptada no PR volta a morar com mãe biológica
De acordo com o pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann, “o milagre para a canonização do beato já foi aprovado pelo Vaticano e o mesmo será proclamado santo no próximo ano, durante o jubileu”. Ele destaca a importância de receber a relíquia do beato em sua paróquia.
“Ter as relíquias do anjo da juventude em nossa paróquia santuário é uma grande benção; sua vida nos recorda que viver o evangelho nos transforma e transforma o mundo”, destaca o sacerdote. Em Curitiba, a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis também foi apresentada em missa no Santuário Guadalupe, na terça-feira (27). Após a missa desta quarta-feira, a relíquia ainda passará por visitas em colégios e hospitais de Curitiba.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.