O feno-grego, um ingrediente ainda pouco conhecido no Brasil, tem se consolidado como uma alternativa nutritiva para complementar a dieta diária. Rico em proteínas, minerais e vitaminas, esse alimento tem sido tradicionalmente usado tanto na medicina quanto na culinária de várias culturas.

feno-grego
O feno-grego é conhecido por ser uma boa fonte de ferro (Foto: Ilustração/Pixabay)

A princípio, essa erva pertence à espécie Trigonella foenum-graecum, da família das leguminosas, a mesma das lentilhas e feijões. De acordo com a nutricionista Silvina Tasat, o feno-grego é uma planta que cresce principalmente na primavera e atinge até 50 centímetros de altura.

As folhas e sementes do feno-grego são comestíveis, sendo que as sementes podem ser consumidas de diversas formas: torradas, moídas ou inteiras, em pratos como saladas, sopas e ensopados. Além disso, elas podem ser deixadas de molho para ativar suas propriedades ou ingeridas como suplemento, embora Tasat recomende sempre a consulta a um especialista antes de usá-las dessa maneira.

“As sementes são uma excelente fonte de carboidratos complexos, proteínas, gorduras saudáveis e fibras”, afirma Tasat.

Conheça os benefícios do feno-grego à saúde

  • Controle dos níveis de glicose
  • Estímulo à produção de leite materno
  • Auxílio no desenvolvimento muscular
  • Melhora da digestão
  • Fonte de ferro

Cuidados e precauções no consumo do feno-grego

Apesar de seus benefícios, o consumo de feno-grego deve ser feito com moderação. A nutricionista Silvina Tasat orienta que ele seja adicionado à dieta como um tempero ou complemento em quantidades controladas. O uso excessivo da planta pode causar efeitos adversos, como diarreia, tontura, dores de estômago e cefaleia.

Além disso, alguns grupos devem evitar o consumo de feno-grego. Gestantes, por exemplo, devem ficar atentas, pois a planta contém compostos que podem estimular contrações ou ter efeitos adversos no desenvolvimento fetal. Também é recomendada cautela para pessoas com alergias alimentares.

Por fim, Tasat ressalta a importância de consultar um profissional de saúde antes de fazer alterações significativas na dieta ou incluir novos alimentos, garantindo assim que o consumo seja seguro e livre de efeitos indesejados.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.