O papel alumínio é um utensílio versátil que pode ser utilizado para diversas finalidades na cozinha. Muitas pessoas falam que cada lado do papel alumínio possui uma finalidade, sendo a parte brilhante ideal para assar e o lado fosco ajudando a conservar o alimento.

A diferença entre os lados do papel alumínio é apenas o resultado da fabricação, já que no processo, duas folhas de alumínio são pressionadas juntas para atingir a espessura ideal. Veja como usar corretamente cada lado.
Quando usar o lado fosco?
Para preservar os alimentos, o ideal é utilizar o lado fosco para fora, já que ele absorve menos luz e ajuda a manter a temperatura da refeição por mais tempo.
Assar carnes mais delicadas como peixe e frango exige um cozimento mais suave. Utilize o lado fosco para dentro, evitando que a parte externa queime antes do esperado.
Para grelhar os vegetais, embrulhar e deixar o lado fosco do papel alumínio em contato com o alimento ajuda a absorver o calor e mantém a textura mais suave.
Quando usar o lado brilhante?
O lado brilhante reflete um pouco mais o calor, então, deixar ele para o lado de dentro pode facilitar na retenção da temperatura.
Para derreter doces como chocolates, utilizar essa técnica de manter o lado brilhante para refletir calor e o fosco para absorver, pode facilitar.
Dicas de uso do papel alumínio
Utilizar o papel alumínio de maneira errada pode trazer riscos à saúde, por isso, confira algumas dicas de como usar o utensílio de maneira segura:
- Não coloque o material do papel alumínio em contato direto com o micro-ondas, pois reflete as ondas eletromagnéticas, o que pode causar incêndios;
- Alimentos ácidos como limão e tomate podem liberar resíduos prejudiciais quando entram em contato com o utensílio;
- Reutilizar o papel pode acumular resíduos.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui