O queijo fino “Passionata”, produzido no Biopark, em Toledo, no Oeste do Paraná, foi coroado como o melhor da América Latina e está entre os melhores do mundo pelo concurso World Cheese Awards, realizado em Portugal, na última sexta-feira (15). 9º colocado no ranking mundial, o Passionata mistura o maracujá durante o processo de maturação do queijo, trazendo elementos da fruta na apresentação e no aroma.

“Os queijos finos que trouxemos para essa competição se destacam pelas cores vibrantes, sabores marcantes e aparências únicas, além das inovações no processo produtivo, que conferem um diferencial sensorial incrível. A competição toda foi muito emocionante, saber que estamos entre os nove melhores queijos do mundo, melhor da América Latina, mostra que estamos no caminho certo”, disse o pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy Bortoli.
Leia também:
O projeto de quijos do Biopark foi criado há cinco anos, com o intuito de aumentar o valor agregado do leite para médios e pequenos produtores da região.
“O projeto é gratuito, e o único custo para o produtor é a adaptação ou construção do espaço de produção, quando necessário. Toda a assessoria é oferecida pelo Biopark e pelo Biopark Educação, em parceria com o Sebrae, IDR-PR e Sistema Faep/Senar, que apoiam com capacitação e desenvolvimento. A orientação cobre desde a avaliação da qualidade do leite até embalagem, divulgação e comercialização do produto”, explicou Bortoli.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!