Quem nunca perdeu a linha durante a Ceia de Natal? Conforme a data vai se aproximando, vai batendo aquela sensação de culpa antecipada, mas na hora fica difícil se segurar diante de tantas delícias. Pois há como amenizar o trauma do dia seguinte, sem ficar com aquele desconforto no estômago.

Assim, temos algumas dicas simples para evitar esse tipo de problema. Mas, de cara, é bom saber que uma reavaliação é sempre bem-vinda. De qualquer forma, o seu estômago precisa ser preparado.
24h antes da Ceia de Natal

Antes da Ceia de Natal, é muito importante seguir uma dieta principalmente líquida. Mas comer porções menores também ajuda, principalmente se evitarmos o sódio. Assim, vale a pena optar por pequenas refeições no dia anterior à Ceia de Natal, em vez de fartura nessa fase anterior ao festejo.
“A pessoa deve conhecer seu próprio limite”, explica o nutrólogo Marcelo Pi. “Muitas vezes sinais como refluxo indicam que é um pouco tarde, ou seja, já passou da hora de parar”, argumenta.
A nossa Ceia de Natal é resultado de influências do mundo inteiro. Mesa farta em diversos nutrientes, sabores, aromas e histórias. O alerta vale principalmente para diabéticos, idoso e crianças.
Pela manhã, no dia da Ceia de Natal

A ideia de manter uma dieta líquida prevalece, mas vale tomar uma xícara de chá, além de evitar beber muita água. O ideal seria sentir aquelas pontinhas de fome antes de se sentar e comer. Mas claro, não exagerar.
O trabalho de compensação começa logo após a refeição. Nesse caso, especialistas sugerem compensar com atividades físicas e aeróbicas para queima de calorias. Mantenha uma rotina de consultas com um profissional de saúde voltado para nutrição. Boas festas!