Brasil - Após a noite de celebrações, o que fazer com o resto da ceia de Natal? Jogar comida fora não é uma opção inteligente. Assim, com criatividade e atenção à segurança alimentar, as sobras podem render novas refeições e até ajudar no orçamento do mês.

Resto da ceia de Natal  mesa com comidas de ano novo
Resto da ceia de Natal: tem a ver com economia, mas pode ser algo delicioso também (Foto: Ilustração/Canva)

Além disso, especialistas alertam que o reaproveitamento correto do resto da ceia de Natal pode representar mais do que economia. Em alguns casos, famílias que enfrentam dificuldades financeiras podem até se enquadrar em programas de apoio alimentar. Portanto, vale a pena entender se você tem direito a algum benefício.

Resto da ceia de Natal: carnes ganham nova vida

As carnes tradicionais do Natal costumam sobrar em boa quantidade. Assim, peru, pernil e chester podem ser reaproveitados de várias formas simples e saborosas.

  • Arroz de forno: misture carne desfiada, arroz, legumes, requeijão e queijo. Leve ao forno até gratinar.
  • Escondidinho: use o resto da ceia de Natal como recheio e cubra com purê de batata ou mandioquinha.
  • Tortas e empadões: carnes refogadas com temperos rendem recheios práticos.
  • Sanduíches e wraps: fatias de carne combinam bem com saladas e molhos.
  • Ragu para massas: o pernil pode virar um molho encorpado e econômico.

Acompanhamentos também podem ser reaproveitados. Não são só as carnes que merecem atenção após a ceia. Os acompanhamentos também podem se transformar em novos pratos.

resto da ceia de Natal
Sempre tem aquela sobra de arroz – Reprodução

O arroz pode virar risoto ou salpicão. A farofa, bem armazenada, serve como cobertura para gratinados ou complemento de outras refeições. Mas atenção, pois maionese e salpicão exigem cuidado maior. Consuma o mais brevemente possível.

Sobremesas além do óbvio

O resto da ceia de Natal também aparece nas sobremesas, principalmente com panetone e chocotone. Esses itens permitem várias reinvenções.

Rabanadas e torradas doces são opções rápidas. O panetone também pode virar pavê, pudim ou até milk-shake com sorvete. Tudo depende da criatividade.

Armazenamento seguro evita riscos

Guardar corretamente o resto da ceia de Natal é fundamental para evitar problemas de saúde. Refrigere em recipientes bem fechados, mas de preferência de vidro ou plástico adequado.

ceia de natal completa, com peru a gengibirra recheado com farofa e uvas passas. Na mesa também tem enfeites de natal, como pedaços de guirlandas e bolas de decoração de árvore de natal
Também envolve economia, mas com saúde – Reprodução

Carnes, arroz e farofa podem ser congelados por até três meses. Já alimentos refrigerados devem ser consumidos em até três dias e sempre bem reaquecidos.

Economia, sustentabilidade e possíveis benefícios

Reaproveitar o resto da ceia de Natal ajuda a reduzir desperdícios e pesa menos no bolso. Em tempos de inflação e aperto financeiro, esse hábito faz diferença.

Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade podem ter direito a benefícios sociais ligados à segurança alimentar. Informar-se pode ser o primeiro passo para transformar sobras em alívio no orçamento.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.